Exposição no Rio reúne cerâmicas de mais de três mil anos

A mostra vai até o dia 20 de janeiro de 2018.

Entre peças de cerâmica contemporânea quem visita a exposição Serra da Capivara – Homem e Terra, inaugurada este mês no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Praça Tiradentes 71, Centro, Rio de Janeiro), encontra artefatos produzidos há 3.400 anos. A mostra reúne o trabalho de 32 mestres ceramistas e obras pré-históricas raras, nunca antes expostas, do Museu do Homem Americano, no Piauí. No espaço o visitante tem a chance de traçar uma imagem comparativa entre a arte em cerâmica produzida hoje na região e as peças pré-históricas, uma ponte entre o passado e o presente.

O curador Renato Imbroisi selecionou peças dos ceramistas piauienses, entre elas pinturas rupestres em pratos, copos e travessas, com representação de animais de forma tridimensional e de madeira. A Serra da Capivara, no Piauí, é apontada como maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, que comprovam a presença do homem no local há 48 mil anos. 

A mostra começa com a exposição de fragmentos e urnas com mais de três mil anos, faz uma homenagem ao trabalho da arqueóloga Niede Guidon, que há mais de 40 anos estuda e defende o Parque Nacional Serra da Capivara. “Decidimos mostrar a fauna e flora desse lugar de maneira completamente diferente. Colocar a cerâmica de maneira tridimensional, os animais nos potes, tem um vaso em que os pássaros caminham para beber água”, explica o curador.
A visitação pode ser feita de terça à sábado, das 10h às 17h e a entrada é gratuita.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.