Macaé: redução de preço determinada pelo Tribunal de Contas na licitação da coleta de lixo durou apenas um ano
Depois do centro de Nova Iguaçu, bases do 'Segurança Presente' serão implantadas em Austin e Miguel Couto
Tem feira no point em Magé
Queimados diz que maternidade está pronta, que só faltam os equipamentos para inaugurá-la, mas ainda não pagou pelo prédio
Prefeitura de Japeri esconde contratos da merenda: cinco fornecedores foram escolhidos por mais de R$ 17 milhões
Queimados via Volta Redonda: contrato de gestão de hospital na Cidade do Aço teria se transformado em bom ''negócio de família''

CPIs vão investigar contrato com concessionária que abastece três municípios

A renovação da concessão para a exploração do serviço de abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto nos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim com a Concessionária Águas de Juturnaíba, do grupo Águas dos Brasil - formada pelas empresas Developer, Queiroz Galvão, Trana Construções e Construtora Cowan - teria sido assinada muito antes do vencimento para facilitar a obtenção de novos investidores pelo grupo. A afirmação foi feita ontem à tarde por Luiz Carlos Xavier, ex-secretário de Fazenda de Silva Jardim, tio do ex-prefeito Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão, que assinou pelo município onde é feita a captação da água que abastece as três cidades. Luiz falou isso ao sair em defesa do sobrinho, que a exemplo do ex-prefeito de Araruama, André Monica e da prefeita de Saquarema, Franciane da Conceição Gago, assinou a renovação sem consultar a Câmara de Vereadores, que teria de aprovar em plenário a permissão para que o prefeito a assinasse.

Com 25 anos de duração, a concessão dada à concessionária vai até 2023, mas foi ampliada por mais 25 anos quando ainda faltavam 11 anos para ela findar. Essa prorrogação, pelo que externou o ex-secretário de Fazenda de Silva Jardim, facilitaria as coisas para o grupo que controla a concessionária, funcionando como uma atração maior aos olhos de possíveis novos investidores. Ontem vereadores de Silva Jardim confirmaram que a proposta de criação de uma Comissão de Inquérito será votada no dia 17 de fevereiro, primeira sessão ordinária da legislatura de 2014. No município de Araruama a CPI deverá ser votada no dia 3 de fevereiro. Nos três municípios, além de apurar como se deu a renovação da concessão, os vereadores pretendem investigar também se os prefeitos receberam alguma ajuda da concessionária para a campanha eleitoral de 2012. Dos três gestores municipais apenas Franciane conseguiu se reeleger.

Na manhã de ontem o elizeupires.com ouviu o superintendente da Concessionária Águas de Juturnaiba, Carlos Gontijo sobre as comissões de investigação que serão abertas nas câmaras das três cidades. Ele afirmou que a empresa só vai se pronunciar sobre o assunto depois de comunicada oficialmente sobre a investigação.

Matérias relacionadas:

Concessão sob suspeita

CPI das águas será mais ampla em Silva Jardim

Comentários  

0 #1 Lúcio 23-01-2014 11:49
Os grandes sempre se protegem e os pequenos só se ferram. Essa renovação é prova disso.
Citar
0 #2 Paulo Cesar 23-01-2014 11:51
Vamos ver no que vai dar isso.
Citar
0 #3 Tereza 23-01-2014 11:54
Pente fino já. Esses contratos precisam ser revistos.
Citar
0 #4 Levi 23-01-2014 13:58
Esperamos que com essa pressão toda o serviço melhore.
Citar
0 #5 Amigo da Verdade 23-01-2014 14:00
Boa tarde, Elizeu, o ex-secretário de Fazenda está nervoso aqui na cidade com essa matéria. Disse que não falou nada disso.
Citar
0 #6 Elizeu Pires 23-01-2014 14:04
As pessoas precisam ter mais responsabilidad e ao se pronunciarem sobre algum assunto polêmico. Ele não disse, afirmou e o fez isso para dois jornalistas, para mim e para o jornalista Cezar Guedes. Jornalismo é coisa séria e o que é de interesse público tem de ser revelado sempre, gostem os envolvidos ou não. Abraços a todos e fiquem com Deus.
Citar
0 #7 Vito 23-01-2014 21:02
Elizeu, o Luiz tio do Zelão costuma falar e não assumir. Ele é assim mesmo.
Citar
0 #8 Adão 23-01-2014 21:06
Espero que essa CPI seja para valer.
Citar
0 #9 Luiz 23-01-2014 21:09
Concordo plenamente com você, Elizeu. Tem gente que fala e depois não assume. Isso é muito comum aos covardes.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar