Em 2017 foram entregues 1.100 unidades e em fevereiro serão sorteadas outras 537

A dona  de casa, Ana Paula Ferreira de Carvalho, 26 anos, vibrou quando ouviu seu nome ser o segundo chamado, entre 900 pessoas inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida. Todos aguardavam pelo sorteio das unidades promovido ontem (19) pela Secretaria Municipal de Habitação, no Ciep Constantino Reis, no bairro São Bernardo.  Mãe de três crianças, entre elas, uma menina de dois anos com paralisia nas pernas, Ana, agora, é dona de um apartamento no Condomínio Baleares (blocos 7, 8 e 9), no bairro Santa Tereza. "Estou muito feliz. Não vou mais precisar usar a pensão da minha filha no aluguel", disse aliviada. No ano passado, a Secretaria de Habitação e Urbanismo entregou 1.100 casas. Para fevereiro, estão previstos mais dois dias de sorteios para o Condomínio Residencial Vale do Ipê, em Jardim do Ipê. São Mais 537 unidades.

Os moradores de Paracambi que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela devem comparecer aos postos de saúde dos bairros Jardim Nova Era, 1º de Maio (BNH), Sabugo, Guarajuba, Chacrinha, Amapá, Cascata, Centro e Leão XIII, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, levando o cartão de vacinação. A imunização é indicada para todos com idade entre nove meses e 60 anos não tenham nenhuma contraindicação. Pessoas que estiverem fazendo uso de quimioterápicos ou corticoides em altas doses; gestantes; pessoas alérgicas ao ovo; e bebês com menos de 6 meses, não devem receber a dose. Os efeitos colaterais mais comuns  são os mesmos das outras vacinas: um pouco de dor no local da aplicação, dor no corpo, febre e mal estar. Importante lembrar que nem todas as pessoas apresentam estes sintomas. Ao contrário do que muitos propagam, o macaco não transmite a doença. Muito pelo contrário. É um aliado, pois sua morte serve de alerta para as autoridades sanitárias que, a partir da identificação da doença no animal, promovem as campanhas preventivas.

Posto Aníbal Viriato vai funcionar sábado e domingo

Os moradores de São João de Meriti poderão aproveitar o fim de semana para se prevenirem contra a febre amarela, se imunizando contra a doença. Além da tenda montada na Praça Três Poderes, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão atendendo no Posto de Saúde Aníbal Viriato exclusivamente para vacinação. Nessa unidade serão oferecidas 800 doses por dia, a partir das 8h. O mutirão está ajudando a amenizar as filas nos postos do município. Em menos de uma hora, as mil senhas disponibilizadas se esgotaram e a secretária da pasta, Marcia Lucas, colocou um reforço de 500 doses. Um médico ficou à disposição para esclarecer quem pode tomar a vacina e dar atestado para pessoas com mais de 60 anos que não tinham nenhum impedimento. O objetivo é vacinar cinco mil pessoas até domingo. Médico, o prefeito João Ferreira Neto, Dr. João, garantiu que há doses suficientes para imunizar toda população."Peço que as pessoas tenham calma. Todos os nossos postos estão com vacinação", afirmou.

Imunização contra febre amarela também é feita nas unidades de saúde

Embora nenhum caso da doença tenha sido registrado no município, a Prefeitura de Nova Iguaçu continua intensificando a campanha de vacinação contra febre amarela. Em 2017 cerca de 180 mil pessoas foram vacinadas e outras 40 mil já foram imunizadas este ano. Além da aplicação nas unidades da rede de saúde, um ônibus da Prefeitura tem percorrido bairros da zona da mata, com a vacinação itinerante, facilitando a vida dos moradores que vivem entre Vila de Cava e Tinguá, localidades mais próximas da Reserva Biológica, onde, em dezembro, um macaco foi encontrado morto. Na verdade, o que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo é um bloqueio para impedir que a ameaça chegue ao centro urbano. O atendimento é feito em cinco unidades na zona da mata – Clínica da Família de Vila de Cava, postos de saúde Tinguá, Rio D’Ouro, Jaceruba, Adrianópolis – numa no centro de Tinguá. Segundo a secretaria, o esquema especial de atendimento seguirá até 31 de janeiro, das 8h às 17h.

Vacinação será na Praça dos Três Poderes, das 8h às 17h

Com um reforço de 30 mil doses de vacina contra a febre amarela liberado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de São João de Meriti marcou para amanhã (19), na Praça dos Três Poderes, um mutirão de vacinação. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão a postos das 8h às 17h, ou até acabar o estoque diário. Além do mutirão, todos os postos da rede estarão vacinando contra a febre amarela. Nesta quinta-feira o Aníbal Viriato recebeu 800 doses; as unidades Vila Norma, Coelhão e Vila São João, 300; Sumaré e Vila União, 200; e Coelhinho, Gato Preto, Vila Jurandir, Vila Rosali, Sarapuí, Parque Alian, Morro das Pedras, Tucão, Porto Alegre, Tibagi, Novo Rio e Araruama, 100 cada.