Só se for modelo de irresponsabilidade

A Defesa Civil interditou escolas que custaram R$ 1,5 milhão cada uma e são chamadas de “modelo” (Fotos: Ivan Teixeira)

Unidades de ensino de Magé foram construídas em terrenos impróprio

Elas são o orgulho da ex-prefeita Núbia Cozzolino, que as batizou de escolas modelo, mas o que se constata hoje é que várias dessas unidades de ensino – construídas entre 2006 e 2008 -, ao custo de cerca de R$ 1,5 milhão cada uma, foram erguidas em terrenos impróprios, o que ao longo do tempo acabou comprometendo as estruturas e por conta disso a Defesa Civil interditou várias delas. Ao todo, na gestão de Núbia foram inauguradas 25 escolas e pelo menos 15 delas apresentam problemas estruturais e rachaduras, sendo que uma delas está condenada.

De acordo com laudo técnico assinado pelo engenheiro civil Ney Carvalho de Mendonça, a Escola Municipal Professora Darleia da Costa Maia não oferece nenhuma segurança. O prédio, construído sem a fundação a adequada, foi erguido em terreno impróprio nas margens da BR-493, no bairro Roncador. Para o engenheiro, há risco de um desastre, com “danos e prejuízos irreparáveis”.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Alisson Brandão, todas as unidades da rede precisam de obras e a partir do dia 8 de agosto várias delas estarão passando por intervenções. Segundo ela, tem escola até com vazamento de esgoto. No caso das unidades com problemas estruturais será necessária uma licitação de emergência para que as reformas possam ser feitas. A escola do bairro Roncador está condenada e uma nova unidade terá de ser construída em outro terreno.

Localizada em Piabetá, a Escola Municipal Geralda Izaura Ferreira Telles está funcionando de forma extremamente precária. Vidraças estão quebradas e quando chove é um Deus nos acuda, pois do telhado sobrou apenas a metade. Já no Colégio Daniel Soares Silva, o problema está na quadra, interditada por causa das inúmeras rachaduras, uma ameaça ainda maior, pois o espaço para a prática de esportes foi construído no terceiro andar.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.