O projeto foi apresentado pela secretária Carine Tavares em reunião com representantes da comunidade (Foto:Gerson Peres)

O centro de apoio vai funcionar em Mauá


Quando setembro chegar os idosos residentes na localidade de Mauá e nos bairros próximos passarão a contar com um centro de saúde voltado para eles, uma unidade de apoio que funcionará com uma equipe multiprofissional para atendimento especializado. A informação foi dada pela secretária de Saúde Carine Tavares durante encontro com os representantes da comunidade. Carine vem percorrendo o município para dialogar com os moradores e conhecer as necessidades de cada bairro. "Depois de estudarmos muito a população dessa região, chegamos a conclusão que nós temos um grande número de idosos e optamos por criar o centro de especialidade", explica a secretária.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, a proposta e por para funcionar uma estrutura com serviço diferenciado e humanizado para os idosos. "Contaremos com uma equipe multiprofissional para acolher, direcionar e desenvolver atividades preventivas. Dentre elas atividades físicas, atendimento psicológico e social, distribuição e entrega de medicação para pacientes crônicos, como diabéticos e hipertensos, por exemplo", diz, informando ainda que não se trata de uma unidade do Programa Saúde da Família, mas de apoio para facilitar o acesso da comunidade.

Também foi apresentada aos moradores a proposta de fazer oficinas de aproveitamento dos alimentos, atividades educativas e educação nutricional para os idosos, implantando, inclusive, uma horta, que será implantada pela Secretaria de Agricultura Sustentável, que vai entrar com os insumos, capacitação e orientação técnica no plantio.  "Trata-se de um projeto piloto e a ideia é expandir para outras unidades de saúde", concluiu a coordenadora.

 

Matérias relacionadas:

Magé reforça atendimento odontológico

Com menos dinheiro Magé reestrutura Saúde da Família

Magé implanta ala infantil em centro de fisioterapia

Magé abre Centro de Atendimento para alunos especiais

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar