Procedimento é feito no tratamento de varizes

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo está inovando no tratamento contra varizes, adotando um procedimento que acaba com as dores e neutraliza o avanço. Conhecida como cirurgia vascular por espuma, a técnica – que é ministrada na Clínica da Mulher – é indolor e consiste em uma cirurgia rápida, fora do centro cirúrgico, sem corte e sem anestesia. Segundo titular da Secretaria da Mulher, Ana Lúcia Silva Corrêa, a cirurgia é comandada pelos médicos Henry Leal e Marcello Rotolo e dura cerca de 20 minutos.  No procedimento, que dura 20 minutos, são usadas duas seringas, agulhas e o medicamento Polidocanol, solução para injetar fuido nas veias de má formação.

"É um método eficaz que reduz custos, já que não necessita de internação. Além disso, depois da intervenção, o paciente pode ir para casa e fazer tudo normalmente", diz Henry Leal, que é especialista em cirurgia vascular. Ele explica que a única exigência é que o paciente, após a cirurgia, use uma meia de compressão impermeável, fornecida na clínica.

Para serem submetidas ao procedimento as pacientes precisam passar por uma avaliação uma Unidade Básica de Saúde. Havendo necessidade o médico fará o encaminhamento para a Central de Regulação, que se encarregará do agendamento. A previsão da administração municipal é de realizar vinte procedimentos por dia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar