Belford Roxo capacita merendeiras

São 120 mil refeições por dia na rede municipal de ensino

O momento da merenda escolar, para o secretário de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, é mais que o de alimentar os alunos, representa, entende, um símbolo social, “é a hora de distribuir carinho”. Com essas palavras foi aberto o curso anual de capacitação dos profissionais de alimentação, promovido pelo setor de Nutrição Escolar. Reunidas no auditório do Ciep Constantino Reis, as merendeiras receberam, durante uma hora e meia, as orientações necessárias para estarem atualizadas. Para as escolas não ficarem sem o trabalho das profissionais, apenas 200 das cerca de 500 merendeiras participaram e agora vão funcionar como multiplicadoras do que aprenderam. “Os alunos são nosso bem precioso. Temos que cuidar bem deles, pois estamos alimentando o nosso futuro”, destaca a diretora de Alimentação, Míriam de Freitas Pereira.

As nutricionistas Roberta Xavier e Elisa Albuquerque ministraram o curso e cada merendeira ganhou uma cartilha ilustrada e com dicas de técnicas de preparo e cuidado com os alimentos. Atualmente a rede municipal de ensino produz e distribui 120 mil refeições por dia para cerca de 40 mil alunos e uma das primeiras iniciativas tomadas este ano logo antes do início do período letivo, foi a exclusão da salsicha do o cardápio da merenda escolar. De acordo com as nutricionistas, os pratos são acompanhados de frutas, carnes e legumes, feijão, arroz e suco feito da polpa da fruta, batido com leite ou água.

Segundo a merendeira Jaqueline Lopes Magalhães Cosme, para muitas crianças a merenda é a única refeição garantida. “Os alunos sempre repetem porque gostam e porque precisam”, diz ela que há dez anos atua no preparo da comida.

Comentários:

  1. Esse moderador deve ocupar algum cargo comissionado. Tá dando show de horrores tanto que responde a inúmeros inquéritos no ministério publico.
    Os funcionários reclamam de salários atrasados, que são direitos básicos….
    De resto não faz mais que a obrigação dele…

  2. Sou morador do bairro São Bernardo e nunca via tanta obra em tão curto espaço de tempo. Quanto aos funcionários estes vão reclamar sempre. Não importa se estejam recebendo em dia ou não.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.