Saúde vai centralizar atendimento em Nova Iguaçu

O evento ‘Semana da Saúde’ vai acontecer terça e quarta-feira

Os moradores de Nova Iguaçu terão acesso a vários  serviços de saúde nas próximas terça e quarta-feira, quando a Secretaria Estadual de Saúde vai realizar a primeira edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense. Será na Praça Rui Barbosa, no Centro e, além de doar sangue e ajudar a salvar vidas, quem passar pelo local terá acesso a serviços gratuitos para a prevenção em saúde. Entre os destaques dessa edição estão a realização de exames de mamografia, consultas com urologistas, exames de PSA para os homens e a participação do Detran-RJ na terça-feira, oferecendo serviços de identificação civil, com emissão de carteira de identidade. A mobilização terá ainda apresentações de Xande de Pilares, da escola de samba Beija-Flor e da banda do Corpo dos Bombeiros.

A Semana da Saúde em Nova Iguaçu é uma ação realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Bandnews FM e a Prefeitura de Nova Iguaçu e conta com o apoio das Drogarias Venâncio, Hemorio, Cruz Vermelha e Detran-RJ. “Estamos levando a Semana da Saúde para Nova Iguaçu, coração da Baixada Fluminense, região que precisa de ações como essa. No ano passado realizamos a segunda edição da Semana da Saúde na Cinelândia e foi o maior evento de saúde pública a céu aberto do país com a participação de mais de 15 mil pessoas. Estamos colocando nossa força de trabalho e contamos também com parceiros importantes que vão nos ajudar a oferecer serviços gratuitos e de qualidade pra Nova Iguaçu e toda a Baixada”, diz o secretário Luiz Antônio Teixeira Jr.

Na Semana da Saúde em Nova Iguaçu serão oferecidos serviços voltados para a prevenção do câncer de próstata (consultas com urologistas e exames de PSA para os homens), exames de mamografia para pacientes com pedido médico, teste rápido de glicose, hepatites B e C, aferição de pressão, vacinação contra a febre amarela, balança de bioimpedância, atendimento odontológico, encaminhamento para exames de ultrassonografia e ecocardiograma, além de teste alérgico. Para os serviços de saúde do homem, mamografia e Detran haverá distribuição de senhas.

O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os dois dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.