Semana da Saúde faz 3,9 mil atendimentos em Nova Iguaçu

Procedimentos continuam nesta quarta-feira

A Secretaria Estadual de Saúde realizou ontem (27), a Semana da Saúde em Nova Iguaçu, na Praça Rui Barbosa. Neste primeiro dia foram realizados mais de 3,9 mil atendimentos. O evento ainda contou com a apresentação do cantor Xande de Pilares e continua hoje, de 8h às 16h, com a presença da escola de samba Beija-Flor no encerramento. “A Semana da Saúde em Nova Iguaçu é um sucesso, no primeiro dia a população compareceu em peso. Amanhã teremos mais uma grande mobilização e estaremos esperando toda a Baixada Fluminense com atendimentos gratuitos”, disse o secretário Luiz Antônio Teixeira Jr.

Além de doar sangue para o Hemorio e ajudar a salvar vidas, quem passou pela Praça Rui Barbosa nesta terça-feira, teve acesso a serviços gratuitos para a prevenção em saúde, como exames de PSA para os homem, teste rápido de glicose, hepatites B e C, aferição de pressão, vacinação contra a febre amarela, balança de bioimpedância, atendimento odontológico, encaminhamento para exames de ultrassonografia e ecocardiograma, além de teste alérgico. Os serviços de saúde do homem e ultrassonografia mamária são realizados com distribuição de senhas. O esteve presente exclusivamente nesta terça-feira oferecendo serviços de identificação civil.

O aposentado Adilson Santos Horácio, de 71 anos, morador de Jardim Guandu, aproveitou o evento para passar pela tenda da Saúde do Homem e realizar o exame de PSA. “Eu moro aqui em Nova Iguaçu, saí de casa com minha família, minha irmã foi ao Detran tirar a identidade e eu aproveitei para fazer o exame de PSA e passar pela consulta com urologista, Graças a Deus está tudo bem”, comemorou Adilson.

A dona de casa Adriana da Paixão, de 43 anos, moradora de Comendador Soares, passou pela Praça Rui Barbosa, aproveitou para tomar a vacina contra a febre amarela e também imunizou o pequeno Gabriel de 9 meses. “Nem eu e nem meu filho tínhamos tomado essa vacina ainda. Eu estava na dúvida porque ele ainda tem outras vacinas para tomar, mas me explicaram tudo direitinho e entendi que não havia nenhuma contraindicação. Foi tão rápido, ele levou uma picadinha na perna e eu no braço. Chorou, mas agora estamos protegidos”, disse Adriana.

A Semana da Saúde em Nova Iguaçu é uma ação realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, a Bandnews FM e a Prefeitura de Nova Iguaçu e conta com o apoio das Drogarias Venâncio, Hemorio, Cruz Vermelha e Detran-RJ.

O Hemorio tem um posto de coleta de sangue montado durante os dois dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.