Professor de Magé dá exemplo valorizando a cultura escolar

Projeto está na fase inicial e atende cerca de 650 alunos

A ideia de um diretor de escola da rede municipal de ensino de Magé pode fazer toda a diferença e resgato respeito que a sociedade mantinha em relação à escola pública. Trata-se do projeto Nosso Olhar: Valorizando a cultura escolar, implantado pelo professor Carlos Henrique Patrício, responsável pela Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, localizada em Mauá. Segundo o professor, a proposta visa “fortalecer e consolidar valores, costumes, práticas pedagógicas e atitudes de todos os atores do processo escolar, oportunizando a efetivação de transformação da realidade apresentada, promovendo na escola, atividades que favoreçam a convivência pautada na tolerância, no diálogo e no respeito às diferenças”.

O projeto, explica ele, funciona partir da análise das necessidades em compreender as causas reais do baixo rendimento nas avaliações internas e externas, e das questões comportamentais dos alunos. A partir desse trabalho o diretor tem recebido convites para palestras e participações em fórum. No dia 2 outubro, por exemplo, Carlos Henrique estará no Fórum de Orientação Educacional de Macaé, onde falará sobre a proposta.

“O aproveitamento tem sido positivo. No primeiro semestre os alunos se envolveram em pesquisas sobre a historia local e da cidade de Magé, assim como homenagem a escola ,ao patrono Comandante Amaral Peixoto, em entrevistas com funcionários entre outras atividades. No segundo eles estão sendo incentivados a ler por meio da bolsa literária. Levam a bolsa, um livro, caderno de registro, lápis e lápis de cor. Realizam leitura com a família e no dia seguinte retornam com a bolsa. O responsável escreve e relata como foi o momento e leitura”, pontua o diretor.

 

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.