Magé terá concurso de bandas na primavera

Evento de iniciativa voluntária vai acontecer em Santo Aleixo

 

Contando apenas consigo mesmos, integrante de bandas marciais de várias cidades estarão reunidos em Magé no dia 23 de setembro, quando acontecerá o I Concurso de Bandas de Santo Aleixo, fruto dos esforços e da boa vontade de dois jovens maestros, Rafael Guimarães e Lucas Marçal. Eles atuam junto à Corporação Musical Joaquim Leitão, do Colégio Estadual Joaquim Leitão. Já estão inscritas dez bandas, representantes de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Teresópolis, além de cidades do Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo os organizadores, o objetivo “é resgatar a cultura musical e de bandas marciais do município, promovendo a troca de conhecimentos e interação entre pessoas que participarão e assistirão ao evento”.

Ainda de acordo com os organizadores, o que era uma proposta apenas para a escola que acolhe a corporação musical, passou a ser um social da localidade de Santo Aleixo, com alunos de outras escolas e jovens da comunidade ao redor. “Hoje o projeto sobrevive unicamente de ajuda e doações, tanto de outras bandas do município, como a Banda Marcial José Veríssimo, que doou fardas para uniformizar a Corporação Musical Joaquim Leitão, como de seus responsáveis e até mesmo dos próprios alunos, que se esforçam para manter o projeto ativo”, destacam.

Apesar do sucesso, o projeto voluntário que mantém a corporação musical  e o concurso de bandas de Santo Aleixo não conta com nenhuma ajuda monetária  ou apoio de empresa privada,  ONGs ou governos nem está ligado à Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.