Belford Roxo lança programa para combater evasão escolar

Uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância

 

A Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo lançou o Programa Busca Ativa, uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, que tem como objetivo criar uma rede de proteção integrada para combater a evasão escolar. Diretoras de escolas municipais e representantes de vários segmentos da sociedade civil participaram do evento. Segundo dados do censo realizado em 2010, pelo menos 9.757 crianças e adolescentes com idade entre quatro e 17 anos estão fora das salas de aula na cidade.

Ao lado secretário municipal de Educação, Denis Macedo, a professora Julia Ventura, gestora do polo da Unicef em Belford Roxo, palestrou sobre o programa que é desenvolvido em várias cidades do país desde o ano passado. Segundo ela, a precarização das condições de vida tem levado muitas famílias ao extremo da pobreza. “Por necessitarem de muitas coisas, essas famílias acabam não priorizando a educação de seus filhos. Mas há outros motivos de evasão escolar: a gravidez na adolescência é um deles”, disse Julia Ventura.

Em companhia de Roberta Castro, representante da Unicef no Rio de Janeiro, Julia assegurou que a parceria com várias secretarias da Prefeitura como: Saúde, Habitação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Segurança Pública/Guarda Municipal e ainda com representantes de Associações de Moradores e Organizações Não Governamentais (Ongs) formará uma rede forte para identificar crianças fora da sala de aula. “Vejo que aqui em Belford Roxo, a Guarda Municipal já desenvolve projetos interessantes que estimulam a permanência do aluno na escola. Mas ainda é importante criar trabalhos intersetoriais que desenvolvam políticas públicas para infância e adolescência permanentes”, afirma.

A professora Eneila Lucas, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora Operacional do Programa, está entusiasmada com o lançamento. Ela elogiou as presenças do presidente dos Conselhos Municipais, Cássio Silva e o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Elisson Peres. “Criança na Escola é construir um novo tempo e Belford Roxo está no caminho certo, cada vez mais ampliando e qualificando as ofertas de serviços à população”, destacou.

Para o secretário de Educação, Denis Macedo, a escola é o melhor caminho para combater a violência. “Temos que mudar este quadro. Estamos refém da violência. Temos que nos aproximar das famílias e treinar nosso olhar para chegar identificar a criança fora da sala de aula. As famílias estão enfrentando crises constantes. É corrupção na esfera de cima e criminalidade falando mais alto”, lamenta o secretário.

Denis ressaltou aos presentes que a Educação do município está empenhada na qualidade do ensino. “Já oferecemos uma merenda excelente aos nossos alunos, treinamos os profissionais a cada dia e temos uma equipe pedagógica de excelência. Em breve estaremos entregando uma nova remessa de uniformes aos alunos. Não vamos parar de investir. Por isso, tenho certeza que este programa renderá frutos promissores. Se perdermos essa batalha estaremos perdendo o futuro de nossos filhos e netos”, afirma o secretário.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.