Nova Iguaçu lança plano de emergência para as chuvas de verão

Secretarias estarão integradas para garantir agilidade no atendimento à população

 

A Defesa Civil de Nova Iguaçu anunciou seu plano de emergência para o verão. O plano visa integrar as secretarias e órgãos municipais para garantir agilidade no atendimento à população em caso de tragédias naturais como inundações. Levantamento realizado pelo órgão este ano, identificou 78 locais com riscos de desabamento e 92 sujeitos a alagamento em todo o município. “Com a chegada do verão estamos de prontidão por causa do risco de ocorrências com chuvas intensas. A equipe será reforçada com cinco agentes por dia e terá uma escala extra. Se for preciso temos capacidade de mobilizar em pouco tempo toda nossa força de trabalho”, afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Jorge Ribeiro Lopes.

Ainda segundo ele, as ações da Prefeitura, como a remoção de 172 famílias do Rio Botas, que viviam em área de risco e foram reassentadas no Condomínio José Maria Pittela, na Cerâmica, além de serviços feitos pela Defesa Civil em parceria com outras secretarias, serviram como prevenção para evitar danos a milhares de moradores em caso de chuvas intensas durante o verão. “Vai começar a segunda etapa do reassentamento e estamos prontos para agir na área do Rio Botas, onde o trecho mais crítico é de 1.300 metros, na região de Ouro Preto. Em breve a calha do rio será aumentada e a região revitalizada”, explicou Jorge Lopes.

Para o major Adriano Ceppa, que representou o Comando dos Bombeiros de Área da Baixada Fluminense, a integração entre a corporação e a Defesa Civil de Nova Iguaçu é fundamental para melhorar a atuação dos órgãos em desastres naturais. “Isso facilita ter o mais rápido possível uma retroescavadeira para atuar em alguma área. Agiliza o serviço”, disse o major.

 

Serviço:

O Plano de Emergência foi disponibilizado a todos os voluntários cadastrados pela Defesa Civil e a toda população: http://www.sistematica.info/pem2019/ni

 

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.