Meriti coordena revitalização entre o município e Pavuna

Projeto em consórcio começou a ser estudado em 2017

 

 Despoluição do Rio Pavuna com uma ampla revitalização do bairro, na região que faz divisa com São João de Meriti. Essa é a proposta da Operação Urbana Consorciada Pavuna – São João de Meriti, uma iniciativa inédita no município, liderada pela Secretaria Municipal de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação. As melhorias abrangem vários setores como urbanismo, transportes, meio ambiente e comércio. A a ideia é transformar o local, revitalizá-lo e torná-lo referência para outras regiões.

O projeto também conta com a participação do governo do Estado, da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio. A primeira reunião técnica do consórcio aconteceu no Centro Cultural Meritiense, ocorreu a primeira reunião técnica do consórcio, que contou com a participação do prefeito João Ferreira Neto, Dr. João.

Os estudos começaram em 2017 e que, desde lá, o plano vem avançando. “Nós estamos construindo esse programa de parceria público-privada. Nos reunimos com os representantes das áreas de transporte, meio ambiente, habitação, urbanismo, obras e desenvolvimento econômico. A ideia é que até o final deste ano a gente consiga lançar o edital e trazer a iniciativa privada”, explica a secretária de Captação de Recursos Ruth Jurberg.

Segundo o prefeito, o objetivo inicial era apenas revitalizar o sistema de mobilidade do local (ali há as estações de trem, de metrô e diversas linhas de ônibus), mas os estudos mostraram que era preciso ampliar o alcance da transformação. “O projeto ganhou a amplitude que merecia e isso será um marco na região da Pavuna e de São João. Vamos trabalhar politicamente para tudo isso sair do papel””, conclui Dr.João.

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.