Saúde de Magé oferece pré-natal odontológico

Atendimento está sendo feito nas unidades do PSF

 

A saúde do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe e por saber que a gravidez provoca uma série de alterações no organismo da mulher, inclusive na cavidade bucal, o acompanhamento odontológico é fundamental nesse período. Em Magé, a rede municipal de saúde conta com o pré-natal odontológico, onde as futuras mamães fazem o tratamento nas Unidades de Saúde da Família.

Existem muitos mitos sobre o tratamento odontológico, um dos mais comuns é que a gestante não precisa ou não pode fazer tratamento nesse período. É puro mito. Segundo Priscila Autran, dentista do NASF Maurimárcia e do CEO de Piabetá, além desses mitos, existe o medo por da parte das gestantes.

“As futuras mamães não precisam ter medo. A saúde começa na boca e a saúde da mãe interfere no bebê. Por isso é importante fazer o tratamento odontológico. Nossa rede de saúde conta com dentistas especializados para atender qualquer tipo de necessidade. O que não pode é a gestante ficar sentindo dor ou se sentir constrangida porque um dente está cariado”, explicou Priscila.

O não acompanhamento odontológico na gravidez por acarretar diversos problemas, um deles é o parto prematuro. “Se a gestante não fizer tratamento odontológico ela pode ter sérias consequências para ela para o bebê. Vários artigos científicos mostram que o não tratamento odontológico no período gestacional está fortemente ligado ao baixo peso do bebê, parto prematuro e doenças periodontais, devido às alterações hormonais no corpo da gestante”, completou.

O pré-natal odontológico é um dos serviços do Programa de Saúde da Mulher com foco na prevenção. Além de dentistas, a rede conta psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, ginecologistas e todos os profissionais necessários para dar o suporte às gestantes no pré-natal. Para garantir o tratamento, as gestantes devem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

(Com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Magé)

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.