Pneus velhos viram canteiros em Mesquita

Locais usados para descarte de entulhos são transformados em jardins 

 

Onde faltam recursos financeiros está sobrando criatividade. Em Mesquita, na Baixada Fluminense, locais usados pelos moradores de alguns bairros como depósito de entulhos estão sendo transformados em jardins, e pneus velhos – grandes inimigos da natureza quando descartados de forma errada – virando canteiros. É o resultado do projeto Mesquita que te Quero Verde, implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. A ideia deu tão certo que delas surgiu um subprojeto, o Jardins Urbanos, que agora vai colorir o bairro Cruzeiro do Sul, onde terrenos da Rua Capitão Teles deixarão de receber lixo, abrindo espaço para as flores…

De acordo com a secretaria, o objetivo é eliminar possíveis problemas ambientais, de saúde e estéticos causados pela urbanização. “A gente identifica qual é a escola mais próxima desse local e faz o plantio de árvores, acompanhado dos profissionais de Educação Ambiental e das crianças. Assim, podemos sensibilizá-las sobre a necessidade de se cuidar do ambiente”, diz o subsecretário Rodrigo Rodrigues.

Além de transformar espaços degradados em locais aprazíveis, a proposta visa “um trabalho intenso de reeducação da população”, além de “criar uma nova identidade para Mesquita e promover o sentimento de pertencimento”, firmando um vínculo de zelo entre o morador e a cidade. “A gente limpa o lugar, faz o plantio e pede para que as pessoas cuidem”, explica Rodrigo Rodrigues.

*O plantio pode ser solicitado pelos próprios moradores. Os interessados devem ligar para o telefone 2696-1963 ou ir à sede da SEMMURB, que fica na Rua Mister Watkins 22, no Centro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O pedido passará pela avaliação da Secretaria de Meio Ambiente, de acordo com a necessidade do local.

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.