Unidades do CRAS e escolas de Mesquita terão hortas orgânicas e sustentáveis cuidadas pelos próprios usuários da rede

Implantar hortas comunitárias, orgânicas e sustentáveis nas unidades do CRAS da cidade e nas escolas da rede municipal de ensino. Essa é a proposta do projeto Mãos à Horta, cujo piloto foi lançado nesta terça-feira (28) pela Prefeitura de Mesquita, no CRAS do bairro Banco de Areia pela Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense. As hortas serão cuidadas por usuários do serviço de convivência dos próprios centros de referência e por alunos e profissionais da Educação do município. O espaço servirá como uma fonte de atividade terapêutica e de interação entre os usuários. A prática da horta também poderá ser aplicada como método de ensino para as crianças e estimular a prática de uma alimentação mais saudável e conscientizá-los sobre as questões ambientais.

“Agora, já estamos planejando o lançamento do Mãos à Horta nos outros CRAS da cidade e em unidades da rede municipal de ensino. Essa atividade servirá como instrumento de fortalecimento de vínculos entre os usuários, que é uma das prioridades da Assistência Social”, avisa Aparecida Passos, coordenadora de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Assistência Social, idealizadora do projeto. 

A primeira edição do projeto contou com a participação de professores e alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, que também fica no Banco de Areia. No total, 250 mudas foram plantadas nos canteiros do projeto, incluindo alface, couve, almeirão, jiló, maracujá.

Presente no lançamento do Mãos à Horta, o secretário estadual de Agricultura gostou do que viu. “Esse é um projeto maravilhoso, porque ensina as crianças sobre educação ecológica. E é um aprendizado que as acompanhará ao longo de toda a vida adulta. O Mãos à Horta é um exemplo que deve ser seguido por outras instituições”, declarou o secretário estadual Eduardo Lopes.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.