Magé é classificado pelo Sebrae como município empreendedor por incentivos a negócios urbanos e rurais

O município de Magé está inserido no Programa Cidades Empreendedoras, instituído pelo Sebrae para ações de desenvolvimento voltadas aos pequenos negócios. Magé está entre os 11 municípios pelo Sebrae para incentivo aos negócios urbanos e rurais. A adesão ao programa foi formalizada na última quinta-feira (27), o que vai assegurar aos empreendedores locais os benefícios da Lei Geral das MPEs, conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. De acordo com o Sebrae, Magé foi escolhido por conta de seu desempenho no Programa Redes Simples, implementado em 2018.

“Magé desenvolveu muito bem o programa Rede Simples no ano passado, onde nós focamos na questão da desburocratização e capacitação dos funcionários que trabalham na Casa do Empreendedor. Magé se destacou no estado, tomando atitudes e fazendo procedimentos complexos que em outros municípios não foram desenvolvidos. Isso gabaritou o município a ser um dos 11 escolhidos pelo Sebrae para que neste ano de 2019 recebessem o programa Cidades Empreendedoras”, explicou Margareth Kelly, coordenadora regional do Sebrae da área Baixada Fluminense II.

O programa conta com vários eixos de atuação: número e oportunidades, plano de desenvolvimento, sala do empreendedor, desburocratização, compras públicas sustentáveis, liderança empreendedora, inovação e cultura empreendedora. Os eixos vão melhorar o ambiente de negócios tanto para os empreendedores como a administração municipal.

“Mais uma vez estamos avançando e saindo na frente. Poucos municípios do Estado contam com esse programa. Desde quando assumimos a Prefeitura temos o empreendedorismo como um dos principais eixos da gestão. Com esse programa teremos os empresários mais próximos da gente, vamos mostrar que não é tão caro ser legalizado e trazer diversas ações para melhoria do ambiente de negócios. A Casa do Empreendedor é para atender a população e estamos sempre à disposição. Queremos agradecer ao Sebrae pela parceria e por nos ajudar a melhorar essa área na nossa cidade. Nosso objetivo é facilitar a vida dos empresários com legalidade, agilizando a emissão de documentos e desburocratizando o atendimento”, declarou o prefeito Rafael Tubarão.

Com a adesão ao programa, o município vai oferecer mais oito oficinas aos empresários da cidade: Plano de Negócios, Controles Financeiros, Fazendo Fotos e Criando Conteúdo para as Redes Sociais, Atendimento, Abordagem em Vendas, Controlar Meu Dinheiro no Campo, Empreender no Campo e Negociar no Campo.

“Dentro desse programa, além de consultorias aos gestores, teremos diversas oficinas e capacitações para empreenderes rurais, microempreendedores e empresas de pequeno porte com temáticas com gestão, finanças e outros temas de melhoria do ambiente de negócios. Isso é excelente e essencial para os empresários”, disse Flávia Guedes, gestora estadual do Programa Cidades Empreendedoras.

“Essa parceria com o Sebrae é mais uma estratégia para colocarmos Magé em outro patamar. Vamos melhorar ainda mais o ambiente de negócios na cidade. Esse programa vai nos ajudar a desburocratizar a nossa gestão, vai ajudar na arrecadação e facilitar a vida dos empresários. Estamos avançando em outras questões como alvará automatizado, a volta da JUCERJA para a cidade e vamos implementar novos cursos também com essa parceria com o Sebrae”, finalizou o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, Álvaro Alencar.

(Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação e foto de Gerson Peres)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.