Autoestima trabalhada com música em Mesquita

Projeto Reflexão Musical é realizado nas unidades municipais de assistência social

 

 A Assistência Social de Mesquita encontrou uma forma de fortalecer os vínculos entre os próprios usuários de seus serviços e o governo – além de garantir uma interação maior entre eles. E a partir da arte. Todos os meses, rodas de música entram na programação dos CRAS e unidades de assistência social da cidade. Trata-se do projeto Reflexão Musical, que, em meio às notas alcançadas pelo grupo, trabalha a autoestima do público, para resgatar o amor, o afeto e a amizade nos vínculos comunitários.

“Eu sou músico e, talvez por isso, consigo perceber o poder transformador que a música tem nas pessoas. Gosto de participar dessas reuniões porque percebo que elas levam alegrias para esses usuários e estimula não só a mente, mas também a capacidade dessas pessoas de amarem o próximo e de se amarem mais também”, avalia Fernandes Moraes, subsecretário de Assistência Social de Mesquita.

 Para garantir uma variedade de sensações no público, cada encontro tem um tema distinto. Na última sexta-feira de junho, dia 28, por exemplo, foi “Cuidado com o que fala, se coloque no lugar do outro”, e aconteceu no Espaço Convive, em Santa Terezinha. “A ideia é justamente fazer com que a gente se imagine no lugar do receptor antes de emitir qualquer mensagem. E dá para fazer isso com a música, ela é uma arte capaz de desenvolver a mente humana e promover o equilíbrio. O resultado é uma grande sensação de bem-estar, que também beneficia a concentração e o desenvolvimento do raciocínio”, analisa Fernandes.

Para Adriana Costa, mesquitense de 43 anos, as reuniões musicais vão além de garantir um momento de reflexão e tranquilidade em sua rotina. “Minha mãe participa do CRAS e eu venho aos encontros junto com ela. Acho as reuniões maravilhosas, até porque as pessoas que trabalham aqui sempre têm uma palavra amiga para nos dar. Eu adoro música e o encontro de hoje fui muito bom”, comentou.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mesquita)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.