Evento de iniciativa voluntária vai acontecer em Santo Aleixo

 

Contando apenas consigo mesmos, integrante de bandas marciais de várias cidades estarão reunidos em Magé no dia 23 de setembro, quando acontecerá o I Concurso de Bandas de Santo Aleixo, fruto dos esforços e da boa vontade de dois jovens maestros, Rafael Guimarães e Lucas Marçal. Eles atuam junto à Corporação Musical Joaquim Leitão, do Colégio Estadual Joaquim Leitão. Já estão inscritas dez bandas, representantes de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Teresópolis, além de cidades do Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo os organizadores, o objetivo "é resgatar a cultura musical e de bandas marciais do município, promovendo a troca de conhecimentos e interação entre pessoas que participarão e assistirão ao evento".

O evento começa nesta sexta-feira

 

Com apresentação do violonista Turíbio Santos sob o tema “Lembranças de Jacob do Bandolim”, será aberta nesta sexta-feira (20) a 16ª edição do Festival Vale do Café, na antiga estação ferroviária de Vassouras, cidade situada a 117 quilômetros da capital fluminense, no centro-sul do estado, com acesso pela rodovia Presidente Dutra. O festival é considerado um dos mais importantes do Rio de Janeiro e se estenderá até o próximo dia 29, com atrações em sete municípios da região. Além do concerto de abertura, estão programadas na região outras apresentações gratuitas com repertório relacionado ao músico. No dia 21, o conjunto Noites Cariocas comemora os 100 anos de Jacob do Bandolim, no Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão, em Rio das Flores, e a harpista Cristina Braga, vai tocar Mil Cordas Brasileiras, no Centro Cultural Maestro José Figueira, em Paty do Alferes.

 

Tradição religiosa perde espaço para 'batalha de tintas'

Quem optar por visitar Cabo Frio no feriado de amanhã não vai encontrar a arte nas ruas, expressada pelos tradicionais tapetes de sal feitos por membros da comunidade católica, estudantes e professores para celebrar o Dia de Corpus Christi. É que a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, responsável pela celebração, optou por não promovê-la este ano, alegando o mesmo motivo do ano passado: a 'batalha de tintas', uma brincadeira vista como de mau gosto por muitos, inventadas por um grupo de jovens na cidade o que, segundo a Igreja, "transforma o local em lugar de correria, intimidando a todos". Só que em 2017 os responsáveis pela celebração reconsideraram e enfeitaram a via pública com os tapetes. Este ano não. A Paróquia optou por manter apenas as missas das 8h30 e a das 16h, seguida de uma procissão.

E músicos locais participarão do concerto

A Orquestra Sinfônica Brasileira vai se apresentar para um concerto na cidade em Paracambi. No dia 12 de agosto, a partir das 20h, com entrada franca. O evento será no espaço Lanari e contará com a participação de músicos da cidade. O concerto faz parte do projeto Conexões Musicais, em parceria com a Prefeitura. O projeto promoveu um estudo sobre as atividades musicais do município, capacitou professores da rede pública e realiza audições para ensaiar os músicos locais, que subirão ao palco junto com a OSB.

Os festejos aconteceram hoje em todo o estado

Como tradicionalmente ocorre no dia 23 de abril, uma multidão saiu às ruas do Rio de Janeiro nesta segunda-feira para manifestar devoção à São Jorge. A data é feriado estadual e os fiéis organizam festejos em diversos pontos da capital, onde os enfeites colorem as vias de vermelho e branco. A mais popular ocorre em Quintino, na zona norte. Ali, a Paróquia de São Jorge realiza missas de hora em hora. Às 10h, a celebração foi conduzida pelo bispo Dom Orani João Tempesta.