Cerca de três mil alunos participarão do projeto

 

Com a lata de tinta na mão e a criatividade à tona, cerca de três mil estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Queimados vão  transformar a realidade visual de dez escolas da cidade. A Prefeitura vai implantar, a partir do próximo dia 23, o  projeto "Arte no grafite", através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Deca. A ação, pioneira no Rio de Janeiro, vai proporcionar a oportunidade para que alunos, de 12 a 14 anos, conheçam e aprendam a grafitagem como manifestação artística.

(Em memória de Neuza Pires de Souza Gomes)

 

A minha cidade tinha dois serviços de alto-falante. Eram as difusoras locais. Um era mantido pela Matriz de Santo Antonio, e o outro pela Legião da Boa Vontade. Do primeiro eu não gostava nem um pouco. É porque nos finais de tarde, na hora da transmissão da Ave Maria, era despertado para uma realidade que muito me angustiava. O segundo tocava os sucessos musicais da época. Todos os dias ouvia Ângela Maria cantando "Cinderela" e eu viajava escutando a canção... Também tinha o Ataulfo Alves, filho ilustre do "Pequenino Mirai", entoando uma homenagem a seu berço.

A escola recontou a história do Brasil

 

A Estação Primeira de Mangueira – o Flamengo do Carnaval Carioca – é a grande campeã do carnaval carioca. A escola desfilou na segunda-feira (4) na Sapucaí, com o enredo "História pra ninar gente grande", do carnavalesco Leandro Vieira, a escola contou na avenida a história do Brasil pela ótica dos heróis populares. Em segundo lugar ficou a Unidos do Viradouro. A Vila Isabel, que homenageou a cidade de Petrópolis obteve a terceira colocação. Já a Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano desceram para a Séria A, antigo grupo de acesso, enquanto à Beija-Flor restou o pior resultado de sua história, o 11º lugar.

Município terá Conselho Municipal de Igualdade Racial

 

Com o objetivo de incentivar a convivência pacífica entre as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, a Secretaria de Cultura de Belford Roxo promoveu um seminário sobre o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A principal palestrante do evento, na Casa da Cultura, foi a professora e doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Juliana Cavalcante. O seminário contou com a participação de líderes de diversas denominações religiosas.

Com concurso de cosplay e degustação de saquê  Festival Rio Matsuri começa dia 25

 

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 25 e 27 deste mês a segunda edição festival de cultura japonesa Rio Matsuri. O evento reunirá no centro de convenções Riocentro várias atrações da chanada Terra do Sol Nascente, como a gastronomia, as danças, as artes marciais e os origamis (técnica japonesa de reprodução de determinados seres ou objetos por meio de dobras do papel).  Segundo o organizador do festival, Sérgio Takao Sato, o festival também terá espaço para manifestações culturais japonesas que se tornaram fenômenos da cultura pop mundial, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), animes (desenhos animados) e cosplays (fantasias de personagens).