Projeto de incentivo à leitura de unidade de Mauá é o destaque

Colocada entre as três finalistas da etapa estadual da premiação, a Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, localizada em Mauá, é a representante de Magé no prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. A unidade de ensino venceu com projeto 'Identidade em Ação', desenvolvido pela professora Regina Celi Sekula, voltado para os alunos do 5° ano. A proposta tem como objetivo despertar o gosto pela leitura através do conhecimento do patrimônio histórico e turístico do município, com destaque para a localidade de Guia de Pacobaíba, berço da escola selecionada e da primeira ferrovia do Brasil - que foi construída pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá -, inaugurada em 1854.

A mostra vai até o dia 20 de janeiro de 2018.

Entre peças de cerâmica contemporânea quem visita a exposição Serra da Capivara – Homem e Terra, inaugurada este mês no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Praça Tiradentes 71, Centro, Rio de Janeiro), encontra artefatos produzidos há 3.400 anos. A mostra reúne o trabalho de 32 mestres ceramistas e obras pré-históricas raras, nunca antes expostas, do Museu do Homem Americano, no Piauí. No espaço o visitante tem a chance de traçar uma imagem comparativa entre a arte em cerâmica produzida hoje na região e as peças pré-históricas, uma ponte entre o passado e o presente.

Festival de pratos japoneses e chineses vai até o dia 15

Quem visitar Rio das Ostras neste feriado prolongado pelo 'enforcamento' de sexta tem uma boa opção gastronômica. É 1º Festival de Comida Oriental do município, que reúne 15 estabelecimentos. O evento, que vai até domingo, além de aquecer a economia local, tem o objetivo proporcionar ao público a oportunidade de degustar pratos variados com preços bem acessíveis. Para o empresário Mauro Pacheco, o Festival já é um sucesso. "Ao meu ver, a visibilidade do restaurante está sendo muito importante. Estamos atraindo novos clientes e ainda conseguimos retornar com antigos consumidores", conta, lembrando que os consumidores têm duas opções: um prato, ao custo de R$ 18; ou o combinado com 20 peças, ao valor de R$ 20.

Obras de artistas da região estarão expostas em Queimados até o dia 3 de novembro

Inaugurada na última terça-feira, a Exposição coletiva 'Pincel de Cores' estará aberta até o dia 3 de novembro. A mostra é organizada pela artista plástica Neusa Dantas – que pinta há mais de 20 anos e já expôs em varias cidades – e reúne obras de Almira Corrêa, Celeste Conceição, Fátima do Rosário, Lu Couto, Luís Dias, Thiago Mendes e da própria organizadora, no Espaço cultural do Saguão da Secretaria de Educação de Queimados. Um dos trabalhos mais procurados, cita Neuza, é a obra foi 'Peregrina da verdade', que mostra traços de uma mulher idosa do século XX.  O espaço fica na Rua Hortência 6, Vila do Tinguá, conhecido como Praça dos Eucaliptos. Os trabalhos podem ser vistos de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h. "São belas obras para admirar e adquirir, já que algumas das que estão expostas estão à venda. Outras são acervos dos artistas que apenas já seguem várias exposições coletivas", diz Neuza. Quem estiver interessado em adquirir alguma obra poderá fazer contato através dos endereços eletrônicos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo celular (21) 99777-1392.

E as crianças vão pode decidir o final do espetáculo

Com apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura a Fundição de Artes e Ofícios Rua Beija-flor, s/nº - Colinas) estará apresentando neste domingo, às 16h, o espetáculo circense "Kê Gracinha", que é direcionado a todo público, mas quem terá vez mesmo são as crianças, que poderão decidir o final da história de um palhaço que chega de repente na cidade com sua mala, procurando um emprego no circo. Para isto ele precisa mostrar em pouco tempo todas as suas habilidades e é aí que entra em cena o Palhaço Gracinha. De forma irreverente e desajeitada ele apresenta números de malabarismo, de mágica, de contorcionismo, excêntrico musical e até de acrobacias. Ele precisa convencer as crianças, que são os jurados.  Enfim, um espetáculo para fazer a alegria dos filhinhos e dos pais também.