Município terá Conselho Municipal de Igualdade Racial

 

Com o objetivo de incentivar a convivência pacífica entre as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, a Secretaria de Cultura de Belford Roxo promoveu um seminário sobre o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A principal palestrante do evento, na Casa da Cultura, foi a professora e doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Juliana Cavalcante. O seminário contou com a participação de líderes de diversas denominações religiosas.

Com concurso de cosplay e degustação de saquê  Festival Rio Matsuri começa dia 25

 

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 25 e 27 deste mês a segunda edição festival de cultura japonesa Rio Matsuri. O evento reunirá no centro de convenções Riocentro várias atrações da chanada Terra do Sol Nascente, como a gastronomia, as danças, as artes marciais e os origamis (técnica japonesa de reprodução de determinados seres ou objetos por meio de dobras do papel).  Segundo o organizador do festival, Sérgio Takao Sato, o festival também terá espaço para manifestações culturais japonesas que se tornaram fenômenos da cultura pop mundial, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), animes (desenhos animados) e cosplays (fantasias de personagens).

(Uma reflexão de Natal)

 

"O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você". O poeta Mário Quintana assim nos leva a uma reflexão sobre o ser humano. No mesmo texto ele enfatiza que "as pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as delas". Concordo com ele e ouso dizer que se buscarmos ser nós por nós mesmos e não para nos bastar a alguém, descobriremos ao nosso lado as pessoas que há tanto esperávamos. Falo isto no sentido de vivermos o real e dentro da realidade cuidarmos do nosso jardim interior, para que ele floresça ao ponto de atrair as borboletas dos nossos sonhos.

A obra desperta interesse e curiosidade de quem passa por perto (Fotos:Fernando Frazão/Agência Brasil)

Obra de artista canadense foi instalada no Dia Mundial dos Pobres

 

Uma escultura em bronze, em tamanho natural, representando Jesus Cristo em um banco de praça, instalada em frente à Catedral Metropolitana do Rio, no centro da cidade, marcou o encerramento da semana de preparação ao Dia Mundial dos Pobres. A obra do escultor canadense Timothy Schmalz chegou ao Rio em setembro e foi inaugurada neste domingo, Dia Mundial dos Pobres. A data foi instituída pelo papa Francisco no ano passado. Doada à Arquidiocese do Rio de Janeiro, a obra foi abençoada pelo próprio arcebispo da cidade, cardeal dom Orani Tempesta, durante ação social que mobilizou mais de mil pessoas. Na escultura, chamada de Jesus sem Tteto, o artista procura representar a imagem do Cristo todo coberto e deitado em um banco da praça, como se fosse um morador de rua. Para que a obra chegasse ao Rio, foram feitos entendimentos entre a Embaixada do Brasil em Roma e o Vaticano.

Evento de iniciativa voluntária vai acontecer em Santo Aleixo

 

Contando apenas consigo mesmos, integrante de bandas marciais de várias cidades estarão reunidos em Magé no dia 23 de setembro, quando acontecerá o I Concurso de Bandas de Santo Aleixo, fruto dos esforços e da boa vontade de dois jovens maestros, Rafael Guimarães e Lucas Marçal. Eles atuam junto à Corporação Musical Joaquim Leitão, do Colégio Estadual Joaquim Leitão. Já estão inscritas dez bandas, representantes de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Teresópolis, além de cidades do Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo os organizadores, o objetivo "é resgatar a cultura musical e de bandas marciais do município, promovendo a troca de conhecimentos e interação entre pessoas que participarão e assistirão ao evento".