Anchieta, o ‘José de Magé’

Selo comemorativo dos 449 anos da cidade estampa o jesuíta e o Poço Bento

Ele nasceu no dia 19 de março de 1534, em San Cristóbal de La Laguna, Espanha e morreu em 9 de junho de 1597, aos 63 anos, na então Reritiba, hoje cidade de Anchieta, no estado do Espírito Santo, mas para os mageenses, o jesuíta José de Anchieta, é um deles, tendo seu nome escrito na história de um município que completou ontem 449 anos de fundação. Para isso, numa parceria entre a Prefeitura e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, foi lançado um selo comemorativo, estampando a imagem do Santo e o Poço Bento, um santuário localizado no bairro Piedade.

Atrativo para peregrinos de vários pontos do país, o Poço Bento seria uma fonte de águas milagrosas. De acordo com a lenda, ao desembarcar na Praia da Piedade, o jesuíta benzeu as águas salgadas do poço que servia aos locais à época, moradores que estavam sendo vítimas de uma epidemia por conta da má qualidade do líquido, tornando então a água própria para o consumo.

O bairro onde está o santuário sediou um dos portos mais movimentados do Brasil Colônia. Por ele chegavam as riquezas arrancadas das Minas Gerais e desembarcaram desbravadores que muito fizeram pelo hoje município de Magé, fundado pelo português Cristóvão de Barros nos idos de 1565.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.