Uma reflexão de ano novo

"O homem, meu general, é muito útil. Sabe voar e sabe matar, mas tem um defeito: sabe pensar." O trecho de um poema do dramaturgo, poeta e encenador alemão Eugen Bertholt Friedrich Brecht, ecoa como conselho aos que ainda ousam tratar o ser humano como máquina. Máquina de trabalhar... de votar, por exemplo; escravo do estado, esse sim, um engenho emperrado, mas sempre pronto para consumir o que a máquina-homem produz. Pois é, está na hora de o homem expor esse seu defeito formidável, exercitando o pensar de forma ampla, geral e irrestrita, mostrando-se com toda a sua capacidade de agir em favor do bem comum...

Que tal completar - aos ouvidos dos que se sentem donos e senhores de tudo - o que Brecht sabiamente deixou fluir de sua alma? "O vosso tanque, general, é um carro forte. Derruba uma floresta, esmaga cem homens, mas tem um defeito: precisa de um motorista. O vosso bombardeiro, general, é poderoso. Voa mais depressa que a tempestade e transporta mais carga que um elefante, mas tem um defeito: precisa de um piloto"...

Combinamos assim: somos indispensáveis enquanto seres humanos e não há máquina que nos substitua na missão de amar e no ato de fazer um mundo melhor. Então façamos a diferença, pois afinal somos motoristas e pilotos dessas engenhocas todas.

Feliz ano novo!

 

Comentários  

0 #1 Marlene Moura 31-12-2017 11:14
Não sei quem é esse Beltoldo Brecha não, mas as palavras são de sabedoria. Feliz ano novo para o jornalista Elizeu Pires e todos os seus leitores, inclusive euzinha aqui. Desculpe a brincadeira, só queria lembrar aquele deputado que confundiu o pensador com o personagem da Escolinha do Professor Raimundo.
Citar
0 #2 Lourdes 31-12-2017 11:22
"...está na hora de o homem expor esse seu defeito formidável, exercitando o pensar de forma ampla, geral e irrestrita, mostrando-se com toda a sua capacidade e agir em favor do bem comum..." Por que também não a mulher? Vi muito machismo nessa mensagem.
Citar
0 #3 Jayme 31-12-2017 11:23
Uma bela e necessária reflexão. Feliz ano novo para todos.
Citar
0 #4 Kelly 31-12-2017 11:26
Uma mensagem profunda. Pena que a Lourdes não entendeu que a reflexão envolve o ser humano e não gênero.
Citar
0 #5 Lívia 31-12-2017 11:27
Muito obrigado, Elizeu Pires. Continuaremos te acompanhando e que 2018 seja de muita felicidade para você.
Citar
0 #6 Ana Lùcia 31-12-2017 11:33
Citando Lourdes:
"...está na hora de o homem expor esse seu defeito formidável, exercitando o pensar de forma ampla, geral e irrestrita, mostrando-se com toda a sua capacidade e agir em favor do bem comum..." Por que também não a mulher? Vi muito machismo nessa mensagem.

O texto remete ao ser humano como o todo, foi isso que o Elizeu Pires quis dizer e soube dizer muito bem. O machismo deve estar na sua mente.
Citar
0 #7 Gilmar 31-12-2017 11:41
Uma bela reflexão. Obrigado, Elizeu Pires e feliz 2018.
Citar
0 #8 Dulce 31-12-2017 11:42
Também achei uma discriminação de genero. É o que eu penso, Feliz ano novo assim mesmo.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar