Encontro de Folia de Reis começa domingo em Belford Roxo

E a tradição vai sendo mantendo viva na Baixada Fluminense

Tradicionalmente iniciadas sempre no dia 6 de janeiro, as manifestações populares do Reisado já estão sendo notadas em várias cidades do interior e na Baixada Fluminense a expressão é mais forte em Belford Roxo, onde este ano haverá o 10º Encontro de Folia de Reis. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento vai acontecer domingo (14), de 9h às 18h, na Praça do Cruzeirinho, no bairro Nova Aurora, reunindo grupos locais e dos municípios de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, Paracambi, Duque de Caxias, Mesquita e até mesmo de Vassouras. Segundo o secretário Bruno Nunes, a proposta é manter a tradição folclórica. “O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, mas aqui as apresentações começam dia 24 de dezembro e vão até 20 de janeiro, quando se comemora o Dia de São Sebastião. É muito importante manter esta tradição com a nossa população”, afirmou.

Membro do grupo Boas Novas de Belém – que tem 40 integrantes -, Fernando Antônio da Silva é um dos coordenadores do encontro.  Ele enfatiza que essa tradição é passada de pai para filho. “Estamos no nosso décimo encontro. Tenho orgulho de dizer que hoje, o meu neto conhece e sabe o que é a Folia de Reis. A tradição é importante para nossa cultura”, explicou Fernando.

Aos 77 anos, Dilson Messias é o integrante mais antigo do Boas Novas de Belém. Lá se vão quase 50 anos de Folia de Reis. “É uma tradição que passa de geração para geração. Desde o Natal visitamos as casas fazendo orações, falando da importância dos Santos Reis e levando a Boa Nova”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.