Petrobras firma parceria para ampliar o Museu de Ciências da Terra

Localizado no Rio, o espaço será modernizado e vai receber mais acervos

Acervos dedicados da história da exploração e produção de petróleo e gás no Brasil vão ser incorporados ao Museu de Ciências da Terra (MCTer), no Rio. Parceria nesse sentido   foi firmada pela Petrobras com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O acordo prevê também a ampliação e modernização do museu, além da construção de um Centro de Referência em Geociências, com a instalação de laboratórios de alta performance voltados para pesquisas geológicas e análises geoquímicas.

Está incluída ainda a revitalização do espaço físico que abrigará o Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP) – maior acervo do país de informações históricas sobre dados sísmicos das bacias terrestres e marítimas brasileiras – com a criação do Centro de Rochas e Fluidos. “Nosso objetivo é transformar o Museu de Ciências da Terra numa referência nacional. Vamos modernizar e reformar o espaço, trazendo um acervo riquíssimo que registrará mais de 60 anos das nossas atividades de exploração de petróleo e gás no Brasil”, afirmou a Diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes. “Além de mostrar ao público a história do petróleo no país, o espaço será equipado com um autêntico centro de pesquisas geológicas de classe mundial, dedicado à geração de conhecimento sobre o tema”, complementou.

Integrarão o acervo centenas de amostras de rochas representativas da geologia das bacias petrolíferas brasileiras, e compostos de petróleo coletados ao longo de mais de seis décadas de atuação da Petrobras, além de dados sísmicos e de interpretação que contam a trajetória das atividades geofísicas no país. A perspectiva é que o contrato definitivo de parceria seja assinado ainda este ano, com previsão de começo das obras em 2020.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.