Cuidem do jardim que as borboletas aparecem

(Uma reflexão de Natal)

 

Elizeu Pires

“O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você”. O poeta Mário Quintana assim nos leva a uma reflexão sobre o ser humano. No mesmo texto ele enfatiza que “as pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as delas”. Concordo com ele e ouso dizer que se buscarmos ser nós por nós mesmos e não para nos bastar a alguém, descobriremos ao nosso lado as pessoas que há tanto esperávamos. Falo isto no sentido de vivermos o real e dentro da realidade cuidarmos do nosso jardim interior, para que ele floresça ao ponto de atrair as borboletas dos nossos sonhos.

Em outra reflexão Quintana nos diz para não fazermos da vida um rascunho, pois poderemos não ter tempo para passá-la a limpo. E ele acerta novamente.

Agora saio da relação humana para as conquistas e assim sito o filósofo e poeta norte americano Ralph Waldo Emerson. Ele diz que “a confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”, e nos dá um conselho para aqueles dias em que voltamos para a casa meio que desanimados…

“Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pôde. Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente. Esqueça-os tão logo você consiga. Amanhã é um novo dia. Comece-o bem e serenamente, com um espírito elevado demais para ser incomodado pelas tolices do passado”, aconselha a filosofia de Ralph.

Então cuidemos do jardim e busquemos começar o dia seguinte sempre com o espírito elevado para que nada nos desanime ou nos desvie do destino almejado.

Feliz Natal e que felizes sejam os outros tantos natais que hão de vir.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.