Decreto de prisão pode desfalcar campanha em Magé

Pelo menos por enquanto Anderson Cozzolino, o Dinho, não está podendo ajudar na campanha (Foto: Extra/julho de 2011)

Apoiadores de 2014 são réus em processos por fraude em licitação

Em 2014 o deputado estadual Renato Cozzolino Harb teve em sua estrutura familiar o maior apoio para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Agora, quase dois anos após ele ter obtido 26.697 votos (21.345 deles em Magé) o time está desfalcado. É que a mãe do parlamentar, a ex-deputada Jane Cozzolino e o tio dele, o ex-presidente da Câmara de Vereadores e ex-prefeito interino, Anderson Cozzolino, o Dinho, tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça e a presença deles nas ruas não poderia atrapalhar bastante. A campanha de Renato já foi lançada oficialmente, mas só deverá ir para as ruas com maior volume na próxima quinta-feira, tendo à frente a ex-prefeita Núbia Cozzolino, o pai dele, Jamil Harb e o ex-vereador Valdeck Ferreira de Matos Silva. Na semana passada Jane foi favorecida por um habeas corpus – assim como o ex-prefeito Rozan Gomes e o ex-secretário o ex-secretário de Obras Jefferson de Oliveira -, mas não tem sido vista ao lado do candidato.

Mãe e tio tiveram suas prisões decretadas em janeiro dentro das investigações que geraram a Operação Terra Prometida, realizada no dia 23 daquele mês pelo Ministério Público. Os dois só voltaram a circular pela cidade depois da concessão de um habeas corpus. Entretanto, no dia 3 de junho a Justiça voltou a decretar a prisão de Anderson e há 27 dias a Sexta Turma do Superior Tribunal Justiça – em processo relatado pelo ministro Rogério Schietti Machado Cruz – cassou os efeitos do recurso que suspendia o pedido de prisão preventiva expedido em janeiro contra a ex-deputada, decisão que caiu agora com o novo habeas corpus.

O processo criminal resultou do inquérito que gerou a Operação Terra Prometida tem uma longa lista de acusados de fraude no procedimento licitatório realizado pela Prefeitura em 2009 para locação de máquinas e caminhões, concorrência vencida pela empresa FFM Terra Locadora de Veículos e Máquinas, contratada pelo valor de R$ 22,4 milhões.

Em seus discursos aos eleitores Renato tem buscado mostrar uma postura que nada lembra o jeito agressivo de seus apoiadores de fazer política e tem se preocupado em manter a tia ex-prefeita no comando apenas nos bairros mais pobres, deixando-a longe dos eleitores considerados formadores de opinião. Ele tem assegurado que Núbia, Jane, Charles e Dinho não terão participação em um eventual governo seu e chega a ser elogiado quando externa isto, mas há quem tema que pressões familiares possam fazê-lo mudar de ideia.

Comentários:

  1. Conversei com o Renatinho na rua e ele me parece bem diferente da mãe e dos três tios que Magé conhece muito bem. Mas depois de eleito o trio pode acabar mandando nele e em todo o município. Isso seria caminhar para trás.

  2. [quote name=”Magé para frente”]Bom dia.
    Eu gosto muito do Valdeck e um cara do bem estou muito propenso a votar no Renato por causa dele![/quote]
    Espero que a maior parte dos eleitores não pense como você. Já tivemos essa turma no governo e a experiência não foi nada boa.

  3. [quote name=”Magé para frente”]Bom dia.
    Eu gosto muito do Valdeck e um cara do bem estou muito propenso a votar no Renato por causa dele![/quote]
    Mete bronca. Depois não fique reclamando. Aliás, reclamando não, porque quando tem um Cozzolino no governo ninguém dá um pio. É como se tudo estivesse a mil maravilhas.

  4. Boa tarde, Elizeu. Eu acredito que o Renato seja diferente e que ele merece uma chance de mostrar isso. Até imagino que as pressões familiares possam vir ser grandes, mas ele vai ter que ignorar e seguir em frente.

  5. [quote name=”Magé para frente”]Bom dia.
    Eu gosto muito do Valdeck e um cara do bem estou muito propenso a votar no Renato por causa dele![/quote]

    Um “cara do bem”, não ostenta em Mauá um camaro esfregando na cara da população, em sua maioria carente de tudo, sua indescencia. E não venha me dizer que é fruto do seu trabalho.

  6. Renato Harb é a isca da vez, foi eleito por causa da família pois não tinha bagagem política para sequer se eleger vereador.
    A família não vai interferir?
    A tia , Núbia, está ao lado dele o tempo todo e muitas vezes até discursa por ele.
    Essa estorinha de não permitir intromissões de sua família não pega o mageense conhecedor do velho jogo político, só os desavisados caem nessa conversinha.
    “Mas Cozzolino gera emprego em Magé!”, dirão os defensores. Gera emprego ou cria cabide de emprego, só em cidade do interior que o principal empregador é a prefeitura, nossa cidade precisa de desenvolvimento, de industrias, de turismo, de um comercio organizado e atrativo, cinemas teatros , restaurantes.
    Essa gente nos mantém na miséria para depois nos ofertar migalhas, travam o crescimento da cidade para que o povo continue sempre dependendo de uma vaguinha de contrato na prefeitura.

  7. Vamos a um ditado popular: Me dis com quem andas que eu te direi quem tu es.
    Mage viveu longos anos de retrosesso com a familia Cozzolino. Deixo a minha pergunta o que o Deputado nos proporcionou ? Chega de Cozzolino ,lugar bom para eles e cadeia.

  8. [quote name=”Observador”][quote name=”Magé para frente”]Bom dia.
    Eu gosto muito do Valdeck e um cara do bem estou muito propenso a votar no Renato por causa dele![/quote]
    Mete bronca. Depois não fique reclamando. Aliás, reclamando não, porque quando tem um Cozzolino no governo ninguém dá um pio. É como se tudo estivesse a mil maravilhas.[/quote]
    Claro, se falar mal, pode nunca mais falar nada.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.