Cozzolino tenta impugnar pesquisa em Magé

A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral mostra Rafael em primeiro lugar e Renato em segundo

Mas deve divulgar como anúncio uma amostra que nenhum veículo publicou em forma de noticia

A coligação “O Trabalho Vai voltar”, que disputa a Prefeitura de Magé em chapa encabeçada pelo deputado estadual Renato Cozzolino Harb (PR), tentou, sem sucesso, impugnar na Justiça a pesquisa de intenção de votos registrada sob o número RJ-02329/2016, divulgada pelo elizeupires.com e depois publicada pelos jornais Extra e O Dia. Com o não atendimento da representação jurídica do candidato do PR confirma-se a validade do resultado da consulta feita pela empresa SLH Consultoria e Pesquisa, na qual Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão (PPS), aparece em primeiro lugar e Renato em segundo. Por outro lado, diz uma fonte ligada ao PR, enquanto buscava impugnar a pesquisa já publicada – cujos dados estão arquivados no cartório da Justiça Eleitoral – a coligação teria tentado publicar uma amostra em favor de Renato, o que não teria sido aceito por nenhum veículo de imprensa, pelo fato de o relatório não ser entregue completo em arquivo em PDF. A opção então, revela a fonte, seria a veiculação, em forma de anúncio ou informe publicitário na edição de amanhã de algum jornal do Rio de Janeiro.

Para veicular os números de uma pesquisa – além da comprovação de que a amostra está devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral – os jornais e os sites jornalísticos exigem que o relatório completo da consulta seja disponibilizado em arquivo gerado em PDF, para que todos os dados sejam conferidos e a matéria jornalística possa ser editada. No caso do município de Magé no sistema de registros de pesquisas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral até este domingo constam seis consultas, duas registradas pelo IBPS, duas pelo SLH e duas pelo GPP, mas somente três delas estão com os dados completos arquivados em PDF, duas do SLH (registradas nos dias 25 de agosto e 16 de setembro) e uma do GPP, realizada nos dias 11 12 de junho, quando os partidos sequer tinham realizado suas convenções para escolher os candidatos. As únicas pesquisas feitas pelo IBPS com arquivos gerados em PDF disponibilizados até agora são duas do município do Rio de Janeiro, uma de Nova Iguaçu e uma de São Gonçalo.

A não liberação do arquivo completo impede que as informações possam ser analisadas tecnicamente e é exatamente por isso que as redações dos veículos de informação não publicam uma pesquisa que não tenha o seu relatório integralmente disponibilizado.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.