Avião-cisterna vai facilitar combate a incêndios no RJ

O avião também será usado em outras atividades relativas

Aeronave adquirida pelo Inea atuará no patrulhamento para combater focos de fogo ainda no início

No período entre os meses de abril e junho os focos de incêndios aumentam bastante devido à prática criminosa de soltura de balões e este ano, desde este final de semana, o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro está contando com o reforço de um avião turbo-hélice adaptado com cisterna que pode transportar até 1,8 mil litros de água por vôo. O Airtractor modelo 502B foi adquirido pelo Instituto Estadual do Ambiente para atuar na extinção de focos de incêndio, através do lançamento de água ou produtos químicos. Segundo o secretário do Ambiente, André Corrêa, a aeronave foi adquirida com recursos privados captados através de compensação ambiental.

 

“As aeronaves usadas no combate aos incêndios são uma vantagem devido à sua capacidade de atacar rapidamente as labaredas, impedindo que o fogo se alastre e ganhe força, além de alcançarem terrenos inacessíveis por terra. Outro benefício é o rápido deslocamento entre os focos de incêndio, protegendo homens e materiais. O Corpo de Bombeiros é um parceiro estratégico do Ambiente, assim como a Polícia Militar, e o que pudermos fazer para equipar os bombeiros e as Unidades de Policiamento Ambiental, nós vamos fazer. A partir de agora, com este reforço, vamos melhorar as ações para o combate aos focos de incêndios”, completa André Corrêa.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara a parceria com a Secretaria do Ambiente é muito importante. “O avião vai nos permitir atuar no patrulhamento para identificar focos de incêndio no seu início e também no combate às chamas”, explica.

O avião – que ficará à disposição do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil – vai ser usado também no patrulhamento aéreo de unidades de conservação, no transporte de homens e equipamentos de combate terrestre durante operações.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.