A um dia do fim do prazo 48% das escolas não escolheram livros

Sistema permite que escolas cadastrem o número de estudantes matriculados e os livros que receberam a mais ou a menos (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Demora pode afetar milhões de alunos em vários estados no próximo ano letivo

Até ontem 48% das escolas públicas ainda não haviam encaminhado as listas com os livros didáticos que serão usados pelos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no próximo ano letivo e o prazo para a confirmação da escolha termina amanhã. Os títulos a serem adotados devem ser informados pelos professores, diretores e coordenadores no Sistema PDDE Interativo, disponível no site Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. De acordo com o balanço divulgado pelo FNDE, em 12,7% das unidades de ensino a seleção das obras ainda estava em elaboração e em 34,37% das escolas o processo de escola nem havia começado ainda, mesmo com a disponibilização do Guia de Livros Didáticos 2017, com resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático.

As escolas devem selecionar duas opções de coleções de cada componente curricular de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda opção. Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”.

Visando reduzir os problemas de falta de livro didático em algumas escolas e evitar situações em que os estudantes esperam até o segundo semestre para receber um ou outro exemplar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação lançou em 2015 um sistema que permite que escolas cadastrem o número de estudantes matriculados e os livros que receberam a mais ou a menos. Com isso, os centros de ensino poderão se comunicar e fazer os remanejamentos necessários.  Anualmente as escolas públicas recebem livros pelo Programa Nacional do Livro Didático, mas é necessários informar o número de alunos e os títulos que serão adotados em cada ano letivo.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.