Região dos Lagos agora produz uvas

Márcio Parud pruduz atualmente duas mil toneladas por ano em seu sítio de Rio das Ostras (Fotos: Aline Proença)

Técnicas agroecológicas e escolha certa facilitam cultivo em áreas mais quentes

Ninguém acreditava quando o agricultor Márcio Parud, dono de um sítio na zona rural de Rio das Ostras, na Região dos Lagos Fluminense, dizia que passaria a plantar uvas, mas a idéia deu tão certa que a propriedade ganhou um novo nome, Recanto da Uva, onde a Niágara Rosada, uma das mais populares nas prateleiras dos supermercados, é cultivada. Márcio chega a colher duas toneladas por ano, graças a ajuda de técnicos da Emater-RJ, que orientaram com estudos sobre a qualidade da água, fertilidade e da conservação, além da escolha da variedade adequada à região.

“Geralmente, a vegetação de cobertura das plantações de uva são baixinhas. Na Região dos Lagos, o produtor faz apenas a roçada. As plantas espontâneas, habitualmente descartadas, são reutilizadas, pois vão formar uma camada que protege e nutre a terra, garantindo mais saúde para as videiras”, explica Cíntia Cruz, extensionista que atua no programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura.

Se depender do esforço e da dedicação de Márcio, as videiras vão tomar conta de boa parte da área rural de Rio das Ostras. “As pessoas não acreditavam que seria possível produzir uvas nessa região. Recebo visitantes de várias cidades”, diz ele, que vai fazer uma transição agroecológica, passando da agricultura tradicional para o cultivo com tecnologias de base ecológica, fazendo o monitoramento integrado de controle de pragas e doenças, sem o uso de produtos químicos na lavoura.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.