Prodetur incentiva o ecoturismo em reservas privadas

O Prodetur foi criado para apoiar reservas privadas e conciliar esse apoio com o desenvolvimento turístico

Ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo serão focadas em 46 propriedades nas Costa Verde e na Serra Imperial

Com investimentos totais de R$ 3 milhões, recurso garantido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa estadual de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), implementado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai ganhar subpolos nas regiões da Costa Verde e da Serra Verde Imperial. É o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), criado para apoiar reservas privadas e conciliar esse apoio com o desenvolvimento turístico.

O BID procurou o Inea há quatro anos mostrando interesse em apoiar projetos sobre conservação em propriedades privadas. “O Prodetur tem caráter inédito, nunca na história do BID houve apoio para esse tipo de projeto. Funcionará como um piloto. No futuro, o banco poderá levar essa experiência a outros estados”, explicou Roberta Guagliardi, chefe do serviço de RPPN do Inea e responsável pelo projeto feito para atender a demanda da instituição. Serão beneficiadas 46 propriedades, e o Prodetur atuará mesmo nas RPPNs cujos donos não queiram abrir as portas para visitação de turistas. Nesse caso, os proprietários não participarão do processo de capacitação para atividades turísticas.

“A RPPN é uma ferramenta estratégica e fundamental para a conservação da Mata Atlântica, uma vez que aproximadamente 80% deste bioma encontram-se em terras privadas. Essa parceria com o Prodetur possibilita uma política pioneira de atrativos turísticos para as reservas particulares. Agora, pode-se tornar atrativo fazer uma RPPN não somente pelo gesto legítimo de querer preservar o patrimônio, mas também pelo potencial turístico a ser explorado”, destacou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.