Rio quer antecipar receita para pagar salários

Pezão se reuniu com o ministro Henrique Meirelles para discutir a situação financeira do estado (Foto:Agência Brasil)

Pezão trabalha pela antecipação dos royalties do petróleo

O governador do Rio expôs ontem ao ministro da Fazenda sua proposta de antecipação de recebimento de receitas de royalties do petróleo, para cobrir despesas, principalmente o pagamento dos servidores. Luiz Fernando Pezão discutiu a situação fiscal com Henrique Meirelles. “O estado do Rio de Janeiro não quer um tratamento diferenciado. Nós apresentamos uma série de medidas que o Tesouro Nacional está estudando e que a gente pode cobrir esse déficit nosso”, disse o governador após a reunião.

Pezão citou como medidas a securitização dos royalties do petróleo e da dívida ativa (venda de créditos a receber), além da venda e ações de empresas estatais. “Estamos apresentamos ativos onde possa securitizar e ter esses recursos para realizarmos pagamentos principalmente de funcionários”, disse, lembrando que em 2014 o estado já fez uma operação parecida de securitização por meio da Rio Previdência, com emissão de títulos, usando como garantia a receita futura de royalties do petróleo.

Segundo o governador, com a antecipação e as e outras medidas em análise na Assembleia Legislativa, será possível a “travessia de 2017”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.