Seleção simplificada em Japeri vai parar na Justiça

Processo de escolha teria privilegiado pessoas ligadas a gente do governo e a vereadores

Divulgado na última sexta-feira, com um atraso de quatro dias, o resultado do processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura de Japeri para preencher praticamente as mesmas vagas oferecidas em concurso público concluído em dezembro de 2016 para cargos de nível fundamental e médio, mais funções de nível superior na rede municipal de ensino, deverá ser questionado na Justiça por candidatos – que apesar de possuírem até doutorado -, ficaram de fora. No caso dos professores de português, por exemplo, os critérios adotados para a escolha foi a pontuação alcançada em “formação” e “experiência profissional”, mas até uma candidata com doutorado e capacitação para figurar na cabeça da lista, foi desclassificada. Além disso, foram oferecidas 50 vagas para está disciplina, mas da lista de seleção só constam 42 nomes. Tem mais: na seleção para as demais áreas há denúncias de escolha de cabos eleitorais e parentes de políticos com atuação na cidade. A Prefeitura ainda não se posicionou sobre o assunto e até ontem não havia postado no site oficial do município as listas com todos os aprovados.

Muitos candidatos se queixam do fato de que a comprovação das declarações prestadas no momento das inscrições só será feita no momento da convocação, o que jogaria por terra a classificação para professor nível I, já que no momento da inscrição – feita com o preenchimento de dois formulários – não teria ocorrido apresentação de qualquer documento e o resultado divulgado para os cargos de nível superior saiu sem menção aos pontos conquistados pelos aprovados.

O processo seletivo simplificado de Japeri vem causando polêmica desde que foi anunciado pelo prefeito Carlos Moraes Costa, que decidiu ignorar o concurso público e optar pela contratação de funcionários temporários. Entre os aprovados no concurso público do ano passado aguardam convocação auxiliares de serviços gerais, merendeiras, agentes administrativos, agentes educadores, inspetores de alunos, vigias, secretários escolar, pedreiros, motoristas, bombeiros hidráulicos e pintores. Já no processo seletivo simplificado o número de vagas foi ampliado, para que a Prefeitura pudesse também contratar professores.

Comentários:

  1. Materia maravilhosa. Relata bem os fatos. Edital foi feito saiu nas redes sociais mais as vagas ja estavam indicadas. Uma falta de respeito um deboche com o povo.

  2. Que convoquem os concursados. Quer seleçao mais justa que essa? O povo esta cansado de fazer papel de palhaço. Que a justiça em prol dos concursados seja feita.

  3. Deve ser anulado tudo. Zerado. há bastante tempo que prefeituras direcionam concursos e no simplificado e uma farra ´só . O Estado já está quebrado com as falcatruas do Cabal e seus pólicos , e ainda temos que aturar um Senado e Câmara cheio de Corrupto. Que o Ministério Publico realmente de uma basta nesta ação entre amigos.

  4. VERGONHA NACIONAL A PESSOA ESTUDA SE QUALIFICA PRA FEPOIS SO TER TRABALHO SE FICAR EM MAOS DE POLITICOS ISSO TEM QUE ACABAR VOU DENUNCIAR as AUTORIDADES COMPETENTES. QUEM NAO ESTA APTO SAI FORA.

  5. Concurso já. É vergonhoso guardar cargos para pessoas que que fizeram carretas ou outros serviços, se há uma seleção tem de haver justiça e seriedade. Agora fazer o povo aguardar em uma fila extensa durante três dias para colocar os queridinhos, isso já diz bem mesmo como ele vai governar o município.

  6. Por que a Justiça demora tanto ? Varios aprovados no concursos esperando que o Judiciario e o excutivo resolvam o problema !!!É uma falta de respeito que não conseguimos entender.

  7. Então, a Prefeitura de Japeri entrou com um processo para a anulação do concurso de 2016 com o pressuposto de que o município está em estado de calamidade. Mas ao mesmo tempo abre um processo seletivo para preencher vagas do certame que fora realizado. O sr. Prefeito deveria ter mais discernimento junto com seus secretários, pois a sociedade está cansada de políticos que usam do poder para beneficiar uma minoria, ou seja aquelas que o ajudaram a chegar no poder. O voto de cabresto ainda é uma prática comum neste Brasil. Infelizmente até a justiça não percebe com clareza, o que está explícito. Cabe a nós o povo implorar por algo que é nosso de direito uma vaga visto que muitos estudaram perderam noites de sono para conseguirem uma vaga no funcionalismo público. Para nossa sorte temos políticos como vocês eleitos pelo povo, mas que não fazem jus posição que tem. Obrigado

  8. Eles deveria colocar no edital que o processo seletivo só era para os candidatos que tenham conhecimentos com candidatos, pq eu gastei tempo e dinheiro de passagem fiquei no sol com fome , sem dinheiro para comprar lanche, moro em Duque de Caxias. Ah !! Nesse dia acordei de madrugada para ir a Japeri.

  9. Fui aprovada neste concurso agente educador nono lugar estou indo na justiça abrindo uma açâo civil publica para trabalhar em Japeri
    Quem desejar me acompanhe.

  10. [quote name=”Elaine Gomes”]Fui aprovada neste concurso agente educador nono lugar estou indo na justiça abrindo uma açâo civil publica para trabalhar em Japeri
    Quem desejar me acompanhe.[/quote]
    Elaine. Tambem fui aprovado. Porem um pouco mais longe q voce. Gostaria de saber melho como podemos fazer isso?
    .

  11. [quote name=”Elaine Gomes”]Fui aprovada neste concurso agente educador nono lugar estou indo na justiça abrindo uma açâo civil publica para trabalhar em Japeri
    Quem desejar me acompanhe.[/quote]
    ok,qual o caminho.

  12. [quote name=”Elaine Gomes”]Fui aprovada neste concurso agente educador nono lugar estou indo na justiça abrindo uma açâo civil publica para trabalhar em Japeri
    Quem desejar me acompanhe.[/quote], eu não sei aonde ir, por favor me explica para também entrar na justiça.

  13. [quote name=”Elaine Gomes”]Fui aprovada neste concurso agente educador nono lugar estou indo na justiça abrindo uma açâo civil publica para trabalhar em Japeri
    Quem desejar me acompanhe.[/quote]
    Por favor me envie um e-mail para que também possa participar desta ação civil. lellekesantos@gmail.com

  14. Alguma Noticia sobre as NOMEAÇÕES? Será que agora que prenderam o Prefeito e descobriram que a maioria dos aliados dele tem ligação com o Tráfico agora vão realmente abrir os olhos pra essa irregularidade?
    Sugiro que volte novamente á tocar no assunto com uma nova matéria.
    Precisamos de Justiça!

  15. [quote name=”Elaine Gomes”]Fui aprovada neste concurso agente educador nono lugar estou indo na justiça abrindo uma açâo civil publica para trabalhar em Japeri
    Quem desejar me acompanhe.[/quote]
    Meu Marido também foi aprovado . O Problema é que todo mundo se acomoda e ninguem procura a Justica. Por que não nos unirmos?

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.