Campanha contra febre amarela movimenta Rio das Ostras

Luciana Simões não perdeu tempo. Levou toda a família para vacinar (Foto: Maurício Rocha)

Mais de 3.400 moradores foram vacinados no primeiro dia de atendimento

Iniciada nesta sexta-feira em Rio das Ostras, a campanha de vacinação contra a febre amarela atendeu 3.451 pessoas e vai prosseguir até que o público alvo seja atingido em sua totalidade. As doses foram aplicadas nas unidades de saúde dos bairros Mar do Norte, Cantagalo, Rocha Leão, Recanto e Cidade Praiana, localidades consideradas prioritárias pela proximidade com áreas rural e de floresta. A vacinação continua amanhã e domingo, das 8h às 17h, em todas as unidades da rede municipal e segue nesses postos durante a semana. Para o prefeito Carlos Augusto Balthazar (foto), a rápida atuação do secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, foi essencial para evitar o pânico na região, uma vez que Casimiro de Abreu, cidade vizinha a Rio das Ostras, já registrou uma morte e há sete casos sob suspeita, com os pacientes já internados, seis deles parentes da vítima fatal.

“O secretário Luiz Antonio foi rápido e eficiente. Foi resolutivo. Além de agilizar o envio das doses de vacina ele fez uma palestra para os prefeitos e está nos prestando toda assistência. Não há motivo para pânico, pois o secretário garantiu doses em quantidade suficiente para todos os moradores que precisam ser imunizados. A campanha foi planejada e a equipe de saúde treinada para que tudo aconteça dentro da normalidade”, afirmou o prefeito.

Neste primeiro dia cerca de 150 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam na imunização. O município está contando com apoio de profissionais de saúde voluntários na campanha contra a febre amarela. A enfermeira Angela Mirchelle é um desses técnicos que estão apoiando o trabalho da Prefeitura. “Este é um momento em que temos que atuar unidos para prevenir a doença”, defende Angela.

Os moradores que foram aos postos elogiaram o atendimento. “Foi rápido e a equipe, educada”, elogiou a moradora de Mar do Norte, Flávia Santos, que levou sua filha de 8 anos, com síndrome da Down até o posto de saúde da localidade para receber a dose da vacina. 

Luciana Simões foi até ao posto de saúde de Rocha Leão com toda a família, marido e quatro filhos. “Viemos assim que a gente ouviu na rádio que haveria vacinação aqui em Rocha Leão. É importante se prevenir contra a febre amarela”, disse a moradora.

Também envolvidos na campanha contra a doença, agentes da Defesa Civil de Rio das Ostras e técnicos da Emater estão fazendo a busca ativa de moradores que residem em zona rural e nas áreas de matas, transportando essas pessoas até os pontos de vacinação para se imunizar contra a doença. “Nosso objetivo é vacinar todos os moradores que estão dentro do público-alvo da campanha. Além da vacinação nas unidades de saúde, vamos avaliar a necessidade de atuar em outras frentes para garantir essa cobertura vacinal. Não há motivo para que os moradores fiquem preocupados”, disse a secretária municipal de Saúde Rosimeri Azevedo, destacando que precisam ser vacinadas todas as pessoas com idade entre nove meses até 60 anos.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.