Uma denúncia sob suspeita em Nova Iguaçu

Alegação de irregularidade em concurso da Câmara teria sido para deixar cargos para nomeações

“Acolho a opinião da Procuradoria e dou por suspenso o concurso público objeto do processo 180/2016, em razão de Inquérito Civil MPR/RJ nº 44/16”. Simples assim. Foi com este despacho que o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Rogério Teixeira Júnior, o Juninho do Pneu, suspendeu o resultado final do concurso público realizado no ano passado para preencher 90 vagas em cargos de provimento efetivo, com salários variando entre R$ 904 e R$ 8.640. O ato data de fevereiro e a justificativa foi a abertura de um inquérito pelo Ministério Público para apurar a ocorrência de supostas irregularidades no certame, a partir de uma denúncia anônima. Já se passaram seis meses, não há nenhuma ação judicial determinando a suspensão ou anulação do concurso e até agora os candidatos aprovados não receberam uma informação sequer sobre o caso por parte da Câmara, que tem hoje mais de 300 comissionados.

Para alguns dos candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas oferecidas no edital acreditam que a denúncia de irregularidades possa ter sido feita com intenção de provocar mesmo a suspensão e deixar os cargos livres para que apadrinhados de vereadores pudessem ser nomeados. A denúncia surgiu após alguns aprovados terem sido convocados para a entrega de documentos e serem submetidos a exames médicos e, devido à gravidade do assunto o Ministério Público instaurou para proceder com as investigações. Entretanto a Câmara de Vereadores não divulgou nenhuma recomendação do MP para a suspensão do concurso, bem como ainda não foi tornado público qualquer indício de fraude.

“Até que se prove o contrário tudo ocorreu dentro da legalidade. Entendo que o MP deve mesmo investigar e denunciar os responsáveis se tiver realmente ocorrido fraude no processo de seleção. O problema é que o que temos visto é um festival de nomeações e nenhum esforço da Câmara no sentido de fornecer informações que possam ajudar o Ministério Público a concluir o seu trabalho. Hoje são apenas 15 funcionários efetivos e mais de 300 nomeados em cargos comissionados. Isso sim precisa ser esclarecido. Em nenhum momento somos contra a investigação. Muito pelo contrário. Queremos que tudo seja esclarecido para que não pairem dúvidas. O problema é que a suspensão do concurso é muito conveniente aos interesses dos vereadores, pois assim eles podem indicar quem bem entenderem para ocupar as funções que deveriam ser preenchidas pelos aprovados”, diz um classificado que chegou ser chamado para se apresentar.

Comentários:

  1. Primeiramente quero agradecer pela matéria. Sou um dos classificados do concurso da câmara, e assim como os demais 89 colegas, também quero minha nomeação, pois fui aprovado de forma legítima e não podemos aceitar essa patifaria. É uma vergonha o que a câmara está fazendo conosco concursados. Curiosamente o slogan da câmara é _ “Aqui é a casa do povo”, o engraçado que marcar uma reunião ou emitir algum comunicado sobre o concurso o Senhor Pneu Furado não quer….estamos de olho! Canaaaaaalhas….

  2. Agradeço imensamente por esta publicação.
    Precisamos divulgar esta vergonha.
    Nós estudamos, investimos tempo, fomos honrados por nosso esforço e o nosso direito foi arrancado para pagamento de favor político.
    Obrigada mais uma vez.

  3. [quote name=”Rafael Freitas”]Primeiramente quero agradecer pela matéria. Sou um dos classificados do concurso da câmara, e assim como os demais 89 colegas, também quero minha nomeação, pois fui aprovado de forma legítima e não podemos aceitar essa patifaria. É uma vergonha o que a câmara está fazendo conosco concursados. Curiosamente o slogan da câmara é _ “Aqui é a casa do povo”, o engraçado que marcar uma reunião ou emitir algum comunicado sobre o concurso o Senhor Pneu Furado não quer….estamos de olho! Canaaaaaalhas….[/quote] Olá Rafael, gostaria de manter contato com alguém que tenha sido aprovado dentro das 9 vagas imediatas. Será que poderíamos nos contatar por e-mail?

    1. Boa noite!
      Passei em primeiro lugar para o cargo que pretendia e até hoje nada.
      Gostaria de saber o número do processo para acompanhar.

      1. Olhando a pontuação dos candidatos, você gabaritou a prova toda, estranho não acha? Nem para errar uma questão?

        O curioso é que você não fez o mesmo na prova da ordem e nenhum outro concurso. Vai entender né!

        Ademais, tem um ofício do presidente da Câmara em 2016 eliminado vossa senhoria por não ter comparecido.

  4. Boa noite!
    Fui classificado no concurso da CMNI, precisamos reunir o maior número de aprovados, pois devemos cobrar do MP uma posição,ou solicitar ajuda na solução deste problema.

    1. Olhando a pontuação dos candidatos, você gabaritou a prova toda, estranho não acha? Nem para errar uma questão?

      O curioso é que você não fez o mesmo na prova da ordem e nenhum outro concurso. Vai entender né!

      Ademais, tem um ofício do presidente da Câmara em 2016 eliminado vossa senhoria por não ter comparecido.

  5. Boa noite!
    Fui aprovado no concurso da CMNI, precisamos reunir o maior número de aprovados, pois devemos cobrar do MP uma posição,ou solicitar ajuda na solução deste problema.

    1. Doutor, Gilberto! Passou em segundo lugar hein, inteligentão!

      O curioso é que o senhor é vereador de Mangaratiba/RJ, bastante influente né verdade. Esse sabe das politicagens!

      Ainda bem que tal concurso foi anulado, quero ver o próximo se o povo com nota boa no último concurso vai fazer uma boa prova, estarei de olho.

  6. Alguém vai entrar na justiça para resolver esse caso? Até porque, até o fim do ano, o concurso vai caducar… e ninguém foi chamado ainda!! Muito triste!

  7. Fui aprovado e muito bem colocado. Porém, até agora nada. É uma vergonha, um descaso total e nenhuma autoridade toma providência em relação a isso. Só suspender o concurso e tá tudo certo? É assim? só 15 efetivos e 300 cargos comissionados ocupados. Fazem literalmente o que querem e não há quem faça nada. Deprimente!!! Cadeia nos responsáveis!

  8. Não é razoável esperar 4 anos sem uma resposta tanto do Ministério Público quanto da Câmara. Acho boa a ideia colocada pelo Gilberto de nos unirmos para cobrar. Deve haver o mínimo de transparência para saber o porquê dessa suspensão pela Câmara e da investigação pelo MP. Muitos dedicaram tempo e dinheiro para realizar o concurso. A Câmara não pode ignorar todo o certame feito e homologado. Este ponto talvez interesse o Tribunal de Contas do Estado do Rio.

    1. Boa noite!
      Passei em primeiro lugar para o cargo que pretendia e até hoje nada.
      Gostaria de saber o número do processo para acompanhar.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.