Centenária é atendida no HTO Baixada

Paciente de 100 anos quebrou o fêmur e passou por cirurgia na unidade. Secretaria Estadual de Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir riscos de acidentes

 

Moradora de Maricá, Avelina Alves de Assis Lima tem nove filhos, 25 netos, 25 bisnetos, 4 tataranetos e muita vitalidade, o que certamente vai ajudar em sua recuperação. Ela foi submetida à cirurgia de fêmur no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Melchiades Calazans (HTO Baixada) na primeira semana do ano de 2018, após uma queda dentro de casa. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 30% das pessoas idosas caem a cada ano e essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr – que também é ortopedista – é preciso ter atenção com detalhes dentro da própria casa para tornar o ambiente mais seguro e confortável para os idosos. “No HTO Baixada cerca de 40% dos atendimentos são realizados em idosos, público que apresenta uma fragilidade muito maior tanto da musculatura quanto da parte óssea e todo o cuidado ainda é pouco”, diz o secretário.

Fraturas, contusões, traumatismos, hipertensão e o Acidente Vascular Cerebral estão entre as cinco principais causas de atendimento a esse público. A filha de dona Avelina, a dona de casa Luzia Alves de Lima, conta que ao se levantar do sofá a mãe escorregou e caiu. “Cuido da minha mãe há 24 anos, vivo para ela, estamos muito felizes com o atendimento que recebemos no HTO, peço que Deus abençoe a todos do hospital, que nos trataram com tanto amor. Agora estamos pensando no aniversário de 101 anos, que acontece no dia 15 de fevereiro”,  agradeceu a dona de casa.

Muitos dos acidentes com idosos acontecem dentro de casa e é possível adotar algumas medidas preventivas que podem diminuir os riscos de queda. Quem dá as dicas é o diretor geral do HTO Baixada, o ortopedista Luiz Carlos Nobre:

Instale barras de segurança

A maior parte das quedas dos idosos ocorre dentro de casa, em especial no banheiro e na cozinha, por isso é importante instalar barras para suporte e pontos de apoio, principalmente nestes cômodos. Também é importante que as escadas contem com corrimão.

Mudanças no banheiro

O banheiro é o cômodo onde grande parte dos acidentes acontecem, por isso, instalar  barras nos chuveiros e próximo ao vaso sanitário é muito importante, além de incluir tapete antiderrapante para o box e manter o chão sempre seco. É interessante também diferenciar as cores das louças e móveis do banheiro das cores da parede e chão para que o espaço seja claramente identificado pelos idosos.

Retire os tapetes

Além das alterações de equilíbrio, o idoso sente mais dificuldade na caminhada, que fica lenta e arrastada, facilitando tropeços e escorregões. A presença de tapetes soltos no piso representa um risco e, por isso, deve ser evitado.

Cuidado com animais

Os animais trazem benefícios à vida do idoso, mas também podem ser um risco à segurança. É importante que o idoso esteja sentado para brincar com o animal e que tenha cuidado para não tropeçar no bichinho.

Interruptores de fácil acesso

O idoso precisa saber onde está o interruptor porque nesta fase da vida a visão tende a estar comprometida e isso pode ocasionar quedas. A instalação de abajures e sensores de presença podem ser alternativas eficientes.

Colchão e cama na altura certa

É importante que a altura da cama esteja de acordo com a altura do idoso, caso contrário, o idoso pode ter dificuldades para se deitar e levantar, facilitando quedas. Densidades muito baixas de colchões, além de não ajudarem na postura, dificultam a mobilidade tanto no momento em que idoso estiver dormindo, ao se virar na cama, quanto ao levantar-se. Dessa forma, tão importante quanto a altura apropriada da cama é um colchão de densidade adequada ao peso e tamanho do idoso.

Poltronas e cadeiras

Da mesma maneira que a cama deve estar na altura certa, as poltronas e cadeiras devem seguir um padrão para prevenir a queda do idoso. É recomendados que as poltronas e cadeiras tenham braços, porque ter um apoio para se levantar ou sentar evita o desequilíbrio, e o idoso se locomove com mais segurança. É importante optar por cadeiras que tenham boa fixação no chão. Móveis muito leves que tem pernas de plástico ou rodinhas na base, por exemplo, podem favorecer acidentes.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.