HTO Baixada atinge a marca de três mil cirurgias realizadas

Cerca de 80% dos pacientes são moradores da região e  42% do total são encaminhados do Hospital da Posse e Hospital Estadual Adão Pereira Nunes

 

 Inaugurado em junho do ano passado, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Vereador Melchiades Calazans (HTO Baixada), acaba de atingir a marca de três mil cirurgias realizadas. Entre os pacientes atendidos na unidade, cerca de 80% são moradores da Baixada Fluminense e 42% são encaminhados pelo Hospital da Posse ou pelo Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. O maior número de pacientes atendidos são moradores de Nova Iguaçu, seguido por Duque de Caxias e Rio de Janeiro. “O HTO é um orgulho para nosso estado porque mostra que é possível atuar de forma efetiva aplicando os recursos com responsabilidade. Em menos de um ano realizamos três mil cirurgias, isso representa que milhares de pessoas foram atendidas de forma humanizada e rápida em uma unidade que conta com profissionais especializados”, disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama.

O HTO Baixada funciona nas instalações do antigo Hospital Estadual Melchiades Calazans, em Nilópolis e conta com 70 leitos. O local se tornou referência em cirurgias ortopédicas no estado e em especial na região da Baixada. A unidade conta também com um Centro de Tratamento a Queimados (CTQ). Dispõe de enfermarias adulto e pediátrica, seis leitos de CTI e seis salas de cirurgia. Os procedimentos realizados são de média e alta complexidades, incluindo cirurgias de fêmur, joelho, quadril, mão e pé. A unidade atende pacientes de todo o Estado do Rio, que são encaminhados através da Central Estadual de Regulação. “Nossos números mostram que estamos cumprindo o desafio de ajudar a desafogar as emergências da região reduzindo a espera por uma cirurgia e dando segurança e conforto ao paciente. Esse é o nosso principal objetivo. São mais de três mil pessoas que ganharam de volta sua qualidade de vida. O povo merece ser bem atendido e bem cuidado. Estamos aqui para isso”, afiema o diretor Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

O Centro de Tratamento a Queimados HTO Baixada conta com oito leitos para atender pacientes transferidos de outras unidades de saúde e que precisam de atendimento especializado. O setor conta com equipe multidisciplinar formada por médicos, cirurgiões plásticos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. O atendimento aos pacientes do CTQ é acompanhado por uma equipe especializada e dependendo da gravidade da queimadura, o paciente é ser encaminhado para uma cirurgia reparadora, quando necessária. Os procedimentos também são feitos no hospital.

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.