Hospital público já conta com programa de cirurgia robótica

Modelo Da Vinci vai fazer operações de alta complexidade no Pedro Ernesto

 

Um robô modelo Da Vinci Xi vai realizar cirurgias de alta complexidade, nas áreas urológica, geral, torácica e ginecológica. O programa de cirurgia robótica que foi inaugurado no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) – vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – vai proporcionar tratamento de ponta aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa o treinamento e a formação de recursos humanos especializados, como a produção de conhecimentos científicos.

Na cirurgia robótica, não é o cirurgião que atua diretamente no campo operatório. Um robô controlado pelo médico garante a precisão durante o procedimento. Monitores acoplados ao sistema possibilitam a visão do campo operatório para toda a equipe cirúrgica, o que permite que o cirurgião-auxiliar também atue no procedimento. “Além dos benefícios para os pacientes, é importante deixar registrado o esforço que Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação fez, por meio da Faperj, para conseguir efetivar o investimento necessário para a implementação do serviço, que gira em torno de R$ 16 milhões. Essa ação é a demonstração do Estado dando a devida importância para a saúde pública do cidadão fluminense”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Segundo Edmar Santos, secretário de Saúde, o início das cirurgias significa a melhora da qualidade de atendimento para a população. “Além de contribuir para a qualidade de vida do paciente após o procedimento, o equipamento possibilita também um maior fluxo de leitos para o hospital, já que as pessoas recebem alta com maior rapidez. Portanto, haverá mais atendimento em um procedimento melhor e mais moderno”, explicou o secretário.

Segundo Ruy Garcia, reitor da Uerj, a aquisição do robô marca a retomada da inovação tecnológica na universidade. “O robô traz para o hospital tecnologia, aumento do movimento cirúrgico e cirurgia de alta complexidade, que é o papel principal do hospital dentro da rede de saúde”, afirmou o reitor.

(Com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.