Justiça bloqueia contas do ex-prefeito de Silva Jardim e impõe mais um impedimento a sua posse como deputado estadual

O ex-prefeito de Silva Jardim e deputado estadual eleito Wanderson Gimenes Alexandre, o Anderson Alexandre (foto), teve as contas bancarias bloqueadas para garantir o ressarcimento dos cofres públicos em R$ 297.273,29. A decisão foi tomada pela juíza Daniela Correia da Silva, da Vara Única da cidade, no âmbito do Processo nº: 0000150-32.2019.8.19.0059, no qual o político foi denunciado pelo Ministério Público por “associação criminosa, fraude a licitações e crime de responsabilidade” na contratação de duas empresas para veiculação de atos oficiais, em 2013. A magistrada determinou ainda a perda de função pública, mais um impedimento para Alexandre – que está preso desde o dia 29 de novembro de 2018 – assuma uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Na denúncia o MP aponta que o então prefeito “associou-se com agentes públicos e empresários para a prática dos citados crimes”, em benefício das empresas Ala Editora e Promoções e R. de M Nogueira e Consultoria, que firmaram dois contratos para prestação de serviços de publicidade de atos oficiais. Ao todo são citadas 14 pessoas, entre elas o ex-subsecretário de Comunicação Ricardo Mariath e Alfonso Gomes Martinez Neto, da Ala Editora.

“Há narrativa de duas fraudes à licitação em benefício das sociedades acima citadas e de doze crimes de peculato-desvio, em proveito das mencionadas sociedades, que totalizaram a quantia de R$297.273,29, em prejuízo do município de Silva Jardim. Os fatos narrados demonstram gravidade, com utilização indevida da máquina pública para atender a interesses pessoais, postura não condizente com a exigida pela Constituição Federal de qualquer agente público. A recente diplomação do acusado ao cargo de deputado estadual causa flagrante risco de reiteração delitiva, ante o aparente descompromisso com o interesse público”, escreveu a magistrada em sua decisão.

Matéria relacionada:

MP formaliza denúncia contra deputado eleito por associação criminosa, fraude a licitações e crime de responsabilidade

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.