Hospital de Saracuruna tem atenção especial com avós de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva

Avós são pais duas vezes, e o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes entendeu a importância da relação entre estes familiares e criou o Grupo dos Avós, e a iniciativa que já reuniu 217 avós e avôs no primeiro semestre deste ano, faz parte do conceito de humanização dos atendimentos na unidade, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Semanalmente, o grupo, cujos netos estão internados na UTI Neonatal, se encontra e recebe um suporte emocional. Ao final, avós e avôs têm a oportunidade de fazer uma visita aos pequenos. “É importante perceber que os pais dos bebês internados estão muito fragilizados. Portanto, estabelecer um acolhimento e uma base para esses avós é primordial para também possam apoiar os responsáveis e, consequentemente, os bebês”, explicou a psicóloga hospitalar, Josilene Santos.

Além da troca de experiências e vivências entre as famílias, as atividades oferecidas passam também pelas rodas de conversa e grupo terapêutico, além dos avós receberem orientações passadas pela equipe de Psicologia do Adão Pereira Nunes para a visita na UTI Neonatal.

Eliane de Moura é uma das integrantes do grupo dos avós. Emocionada ao ver o filho primogênito se tornar pai, ela faz questão de aproveitar o momento próxima ao bebê. “Durante a visita, eu converso com meu neto, passo toda a energia positiva para ele e mensagens de fé e esperança. Até mesmo canto para ele os louvores como uma forma de transmitir meu amor a ele. É uma emoção muito grande, como se eu fosse mãe pela primeira vez”, contou Eliane.

Embora não esperasse ser avó tão cedo, Erica Melo já está gostando da ideia. Ela se emociona ao falar da família, que aumentou a partir do nascimento do neto. “Esse grupo é muito importante porque nem todas as avós e avôs estão emocionalmente preparadas para dar suporte aos nossos filhos. É um sentimento de gratidão e alegria ter a oportunidade de estar perto, poder ver e conversar com meu neto. Não esperava ser avó tão cedo, mas está sendo muito bom, pois estou vendo o prosseguimento da vida na minha família”, explicou Erica.

O Hospital Estadual Adão Pereira Nune tem como especialidade o atendimento de urgência e emergência e possui uma maternidade de alto risco, responsável por mais de 300 partos por mês. São três setores – Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatório. Já a UTI Neonatal da unidade, que cuida de recém-nascidos prematuros que precisam de cuidados específicos, tem 20 leitos. De janeiro a junho de 2019, 230 bebês ficaram internados na UTI Neonatal.

(Com a Assessoria de Comunicação do Governo estadual)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.