Rio terá feira de emprego para a pessoa com deficiência

Evento é uma parceria entre o Ministério da Economia e a Rede Incluir

 

Acontecerá nesta terça-feira (20),  no Rio, o Dia D, Feira de Emprego da Pessoa da Pessoa com Deficiência, evento que se repetirá nos dias 17 e 19 de setembro, com a participação de mais de 100 empresas. Estarão sendo ofertadas cerca de duas mil oportunidades de trabalho, em diversas áreas. A feira é uma realização do Ministério da Economia em parceira com a Rede Incluir, com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) Estadual e Municipal e com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Entre as empresas participantes estão Gerdau, South & Co, ICN – Itaguaí Construções Navais, ProEcho, Caçula, Supermercados Costazul, Fluzão Atacadão da Construção, Octodata, Supermercados Mundial, Universidade Estácio de Sá Supermercados Guanabara e a Firjan.

Para o coordenador da Rede Incluir – organização independente que reúne atores que atuam na inserção de pessoas com deficiência e empresas do Rio –, Antoniel Bastos, o encontro é a oportunidade para as empresas contratarem pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em um único lugar. “Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade”, diz ele, ressaltando ainda que a média de pessoas atendidas por evento é de 400 e que 40% delas conseguem um emprego.

Segundo Marcelo Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério da Economia, “o Dia D é a oportunidade para trazer à sociedade a questão da inclusão não só como uma atitude de responsabilidade social, mas também de aproveitamento das potencialidades que estão sendo descartadas.

Especialistas das áreas de Saúde e de Previdência Social também estarão presentes aos eventos para esclarecer dúvidas, além de uma unidade móvel do Ministério da Economia que emitirá carteiras de trabalho para os interessados.

(Foto:Divulgação)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.