Franquia de asfalto pode ser um “negócio da china”

Com investimento a partir de R$ 300 mil reais um franqueado monta uma usina e comercializa o produto para clientes públicos e corporativos. As franquias Chave-na-Mão, oferecidas já em funcionamento, chegam com faturamento e contratos assinados

Todo mundo sabe o que é uma franquia comercial, varejista ou prestadora de serviços, através da qual vendem-se roupas, calçados, perfumes, alimentos, cursos de idiomas e até serviços de faxina como franqueado. Porém, pouquíssimas pessoas conseguem citar uma franquia industrial. Isso até aparecer a Único Asfaltos, a primeira do setor no Brasil. “Somos a única franquia industrial do país e, pelo menos que produz asfalto, a única do mundo”, diz Jorge Coelho, fundador e franqueador, que conseguiu um feito até então inédito. Ele ‘compactou’ uma usina produtora de asfalto, tornando seu investimento e sua operação mais fáceis e acessíveis. “Primeiro, eu criei um produto ímpar para o mercado brasileiro. Depois, foi a vez de criar a Cayman, usina que é dez vezes menor que uma usina tradicional, pode ser operada por apenas duas pessoas (a tradicional precisa de 40 funcionários) e cabe num galpão. Meu franqueado é um industrial do ramo de asfalto”, diz.

A Único Asfaltos está ocupando um espaço no mercado que não interessa às grandes usinas e, por isso, tem um potencial de crescimento infinito: o varejo de asfalto. “Nosso franqueado negocia contratos com municípios e fornece asfalto para tapa-buracos, pavimentações de ruas e avenidas e outras necessidades dessas prefeituras. Ele também atende empresas, que necessitam da manutenção de pátios de manobra, pavimentação de condomínios, de pistas de postos de gasolina e muitos outros serviços. Grandes usinas não realizam esses serviços e, já que nosso produto é simplesmente o melhor do mercado, expandimos a atuação da marca diariamente”, comenta.

Para facilitar a  Único Asfaltos oferece tantos treinamentos quantos forem necessários para que o franqueado e sua equipe entendam de buracos, asfalto, pavimentação, operação do maquinário e, mais do que isso, negociação e licitações públicas. Ao franqueado cabe realizar os contatos comerciais, o bom relacionamento com prefeituras e a coordenação da produção. “Temos franqueados engenheiros, claro. Mas, também temos médicos, mulheres empreendedoras, empresários de ramos totalmente distantes da construção civil. O perfil do franqueado é ser um trabalhador que quer fabricar e vender asfalto”.

Recentemente, a empresa lançou o projeto Chave na Mão. São 26 unidades próprias da franqueadora, uma delas localizada em Fort Lauderdale, na Flórida, estão sendo repassadas a novos franqueados, já com a operação rodando, contratos e faturamento. “Recebemos muitos investidores que procuram este tipo de negócio. Não querem enfrentar a burocracia de abrir uma empresa, procurar ponto e aguardar a instalação da usina, e também preferem entrar numa operação que já tem clientes e faturamento”, detalha. “E é justamente isso que temos a oferecer: as 26 franquias Chave na Mão da Único Asfaltos já contam com licença ambiental, alvará de funcionamento da cidade onde estão localizadas, têm usina instalada produzindo asfalto, possuem funcionários, clientes e faturamento”.

Atualmente, as franquias “Chave na Mão” são operadas por funcionários da franqueadora. Estão em importantes localidades como São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Juiz de Fora (MG). Belo Horizonte (MG, Lages (MG), Criciúma (SC), Atibaia (SP), Toledo (PR), São José (SC), São José do Rio Preto (SP), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR) e Arapongas (PR), entre outras cidades. “Uma delas está na Flórida, em Fort Lauderdale. Neste caso, a Único Asfaltos também dará todo o apoio no processo de imigração do franqueado, uma realidade que conheço bem, já que eu mesmo me mudei para Miami, com minha família, para acompanhar a expansão da rede em território americano”, concluiu.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.