Búzios, uma viagem inesquecível

Verão é sinônimo de praia e belas paisagens, uma combinação que não faz mal a ninguém

 

No passado, Búzios era apenas uma pequena vila de pescadores, mas gradativamente foi se transformando um lugar charmoso e celeiro de muitos artistas. Encravada na região dos Lagos, faz divisa com as cidades de Cabo Frio e São Pedro. A península é banhada por correntes marítimas do Equador e do Polo Sul, fazendo com que tenha praias com águas mornas ao norte e outras mais frias, ao sul; o bom de tudo é que a temperatura no verão não passa dos 25 graus, somando-se a isso a paisagem maravilhosa com 23 praias para todos os gostos, inclusive para os naturalistas que gostam de praticar o nudismo, permitido na Praia Olho de Boi.

A mais popular das praias é a de João Fernandes, que costuma “ferver” durante o verão. Em formato de semicírculo, suas águas são transparentes e azuis, é muito frequentada por turistas estrangeiros. Caminhar em Búzios é pura diversão e encantamento. Na direção da Igreja de Sant´Ana, padroeira da cidade, fica a Praia dos Ossos e logo depois a Praia da Azeda e Praia da Azedinha, cujo acesso pode ser por uma trilha entre os costões ou por um acqua taxi. Considerada área de proteção ambiental, oferece uma paisagem lindíssima cercada de costões maravilhosos e um pôr do sol inigualável.

Imperdível para o visitante são os passeios de escunas oferecidos na Praia da Tartaruga. Com muito conforto, o turista é levado pelas águas do mar de Búzios a conhecer as maravilhas daquela região. Para quem prefere mais calma e menos barulho, a opção é a Praia do Forno, com pouco vento e poucos vizinhos. Já quem gosta de surfar, o ideal é a Praia Brava, com mar aberto e muita azaração.

E falando em surf e agitação, um dos points é a Geribá, tem quatro quilômetros de extensão e oferece atrações como banana-boat e pode-se jogar frescobol à vontade. À tardinha, vira ponto de concentração do público mais jovem. A Lagoinha, como o próprio nome já diz, tem piscinas naturais formadas entre as rochas, então um mergulho por ali pode ser muito bom.

A região é famosa por abrigar casas confortáveis e luxuosas, algumas propriedades de gente famosa. Em Búzios, a maior concentração deste tipo de imóvel é na Praia da Ferradura, ali também o mar é muito azul e transparente. O lugar também é conhecido por sua concentração de estrangeiros, principalmente argentinos e franceses. E isso é coisa antiga, desde o Brasil Império aquela região atrai os olhares de pessoas do mundo inteiro.

Na década de 60, Brigitte Bardot passou uma boa temporada por lá e nunca escondeu o seu amor por Búzios. Na época, a atriz francesa vivia o auge da fama e sua presença em Búzios atraiu a atenção da imprensa do mundo inteiro. Paparazzi estrangeiros se concentraram na cidade a fim de seguir todos os passos de Bardot e isso contribuiu para que Búzios ganhasse fama internacional. Até hoje Brigitte Bardot não foi esquecida, tanto que está imortalizada através de uma estátua de bronze na chamada Orla Bardot, um dos símbolos da vida noturna da cidade.

A noite em Búzios merece um capítulo à parte. Começando pela gastronomia, são mais de cem restaurantes, desde charmosos barzinhos marcados pela descontração até sofisticados  restaurantes franceses, passando pelos típicos italianos, mexicanos e argentinos. Deste modo, o cardápio oferecido agrada ao paladar e ao bolso de todos. A Rua das Pedras é uma das mais populares e onde se concentra quase todo o comércio, composto não apenas de restaurantes, mas de lojas de grifes famosas, artesanatos e casas noturnas, nas quais se dança muito.

A hospedagem está garantida, pois Búzios oferece boas opções de hotéis e pousadas, todos prometendo conforto e excelentes serviços. Mas, atenção, é preciso reservar antes, pois a cidade é cheia o ano inteiro, sendo que o movimento intensifica-se durante o verão.

Búzios fica distante 190 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. A maneira mais fácil e barata de viajar é através de uma agência de viagens que oferece pacotes atrativos incluindo hospedagem e transporte. Uma boa opção também é você ir com seu carro e comprar um pacote apenas com a hospedagem.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.