Políticos com direitos cassados vão tentar candidatura assim mesmo

Paulo Dames, Claudio Linhares e Helil Cardoso já botaram o bloco na rua, mas a Justiça pode acabar com a folia deles

Estimativa é de que cerca de 300 pré-candidatos a prefeito e vereador vão mandar um “vai que cola” para a Justiça

Cheio de broncas no Tribunal de Contas e na Justiça, o ex-prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, insiste que será candidato. Filiado ao PSB, tem dito que foi aconselhado a ir para as ruas pedir votos e deixar o resto com os advogados, por que eles darão o jeito deles. Aliás, Paulo já teve até o nome homologado em convenção realizada ontem. Com o filme queimado, contas a acertar com o TCE e também com o Poder Judiciário, Helil Cardoso já se considera reeleito em Itaboraí, esquecendo-se que antes vai precisar do aval da Justiça Eleitoral e depois do crivo dos eleitores. Não muito distante, em Rio das Ostras está Alcebíades Sabino, que tem condenação em segunda instância, tomou mais uma paulada da Justiça na semana passada, mas também já confirmou seu nome em convenção e vai tentar registrar candidatura a reeleição, assim como Claudio Linhares (condenado em segunda instância por fraude em licitação), quer manter-se no poder em Conceição de Macabu.

Os quatro nomes acima são apenas uma pequena parte de uma longa lista de pré-candidatos a prefeito e a vereador no estado do Rio de Janeiro que deverão enfrentar sérias dificuldades para registrar suas candidaturas, pois as estimativas apontam que pelo menos 300 políticos estão pendurados e, para o azar deles, a Procuradoria Regional Eleitoral pretende marcar em cima: a PRE fez uma parceria com o Ministério Público Estadual para o cruzamento de dados, coleta de informações que poderão ajudar bastante nos pedidos de impugnação de candidaturas e espera-se que a estimativa de 300 possa aumentar bastante quando o Tribunal de Contas divulgar a lista de gestores com prestação de contas reprovadas, o que deverá acontecer nos próximos dias.

Se a Justiça Eleitoral realmente usar o rigor da lei, nomes carimbados de cidades da Baixada Fluminense, Interior e Região Metropolitana vão ter que adiar por um bom período o sonho de um novo mandato eletivo. No município de Itaboraí, por exemplo, além de Helil, outros dois nomes listados como pré-candidatos poderão ter problemas na hora de registrarem-se junto à Justiça Eleitoral: os ex-prefeitos Cosme Sales e Sergio Soares, situação que pode afetar também políticos de São Gonçalo, Magé, Guapimirim, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Rio Bonito, Silva Jardim, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios, além de Quissamã, Carapebus, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto.

*Matéria atualizada às 13h23 do dia 25 de julho de 2016

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.