Absolvição de Charlinho anima Washington Reis

Com pena maior, prefeito de Itaguaí garantiu mandato no TSE

Condenado na última segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis não deverá perder ao cargo. É nisso que está apostando o grupo político de Reis, por conta da absolvição do prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior, o Charlinho (foto) pelo Tribunal Superior Eleitoral, ocorrida em junho. Reis teve o diploma cassado por ter sido sentenciado pelo STF – no dia 13 de dezembro do ano passado -a uma pena de sete anos, dois meses e 15 dias de prisão em regime semiaberto, além de 67 dias multa. Já Charlinho, que também teve o diploma cassado pelo TRE, conseguiu reverter a situação do TSE. Ele fora condenado no dia 30 de novembro de 2016 a 14 anos de prisão pelos crimes de fraude em licitação, corrupção passiva e associação criminosa, em julgamento no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Ao todo os eleitores da Baixada Fluminense elegeram em 2016 três prefeitos que tecnicamente poderiam ter sido enquadrados antes na Lei da Ficha Limpa. Além de Charlinho e Reis, Carlos Moraes Costa venceu a disputa pela Prefeitura de Japeri e desde a posse já ganhou dois recursos na Justiça, que confirmou seu diploma e o conseqüente mandato.

No caso de Charlinho, nas vésperas das eleições de 2016 ele teve a candidatura impugnada pelo juiz da 105ª Zona Eleitoral, Richard Robert Fairclough, que acatou os pedidos apresentados pelo ex-prefeito Wesley Pereira (PSB), que ficou em segundo lugar na disputa. O motivo principal do indeferimento foi a reprovação de contas de gestão pelo TCU. Charlinho conseguiu manter o registro com um recurso no TRE, mas sua situação foi agravada por uma condenação quase dois meses depois da vitória nas urnas.

Há quem diga, entretanto, que a situação do prefeito de Itaguaí é diferente do caso de Washington Reis, pois o recurso apreciado no TSE no dia 13 de junho não teve nada a ver com a condenação de Charlinho por fraude em licitação.

 

Matérias relacionadas:

TRE cassa prefeito e vice de Caxias

Dois condenados a prisão assumem prefeituras na Baixada

Baixada tem mais um prefeito eleito condenado a prisão

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.