Prefeita de Araruama nomeia afastado por suspeita de fraude

Para cargo de direção na Secretaria de Saúde

Afastado pela Justiça dos quadros da Prefeitura em abril de 2014 em um processo movido pelo Ministério Público por supostas fraudes em processos licitatórios montados para compra de merenda escolar, Paulo Cesar Freire dos Santos é o novo diretor do Departamento de Administração da Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi promovido pela prefeita Lívia Soares Belo da Silva (foto), que em janeiro já o havia dado um cargo de assessor especial. Paulo é irmão de Valdemir Freire dos Santos, presidente do instituto de previdência dos servidores, o Ibasma e é marido da Controladora Geral do município, Mônica Costa Guimarães. São dois laços de parentesco, o que está sendo interpretado como nepotismo por gente do próprio governo.

Paulo Cesar, ex-ocupantes de cargos de confiança, empresários e o ex-prefeito Miguel Jeovani  são réus no processo 0000454-28.2014.8.19.0052 movido pelo Ministério Público, no qual figuram ainda as empresas Azulão Comércio e Gêneros Alimentícios, Comercial Castanho, Fort Lauderdale Comércio e Serviço, Alabama Comércio e Serviço, Everest Comércio e Serviços, Agrolagos Comércio e Distribuidora, LF Comercial Artigos de Papelaria e AC Dias Junior Edição, que teriam sido beneficiadas no suposto esquema de fraudes.

Na denúncia apresentada à Justiça o Ministério Público sustentou que Paulo Cezar atuou na cooptação de empresários “para que integrassem o esquema alegadamente constituído para fraudar os certames relativos as compras de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, sendo ainda responsável pela suposta montagem fraudulenta dos autos dos procedimentos para simular a legalidade do ato”. Esse argumento foi usado pela promotoria para pedir o afastamento dele dos quadros da administração pública, situação que ele tentou reverter impetrando um agravo, que foi rejeitado, com a Justiça mantendo o afastamento.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.