Crime controla votos também no interior

A infiltração do crime organizado na política não é nenhuma novidade. Começou na Zona Oeste do Rio com os irmãos Natalino e Jerominho Guimarães

Mapeamento inclui zonas eleitorais de Resende e Itatiaia

Com pouco mais de 30 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Itatiaia, no Sul Fluminense, deixou de ser uma cidade tranquila. Pelo menos é o que aponta o mapeamento sobre as zonas eleitorais do estado do Rio de Janeiro, nas quais votam moradores de áreas controladas pelo crime organizando, localidades sob o domínio de milícias ou tráfico de drogas, encomendado pelo Ministério da Justiça. Na lista estão a 198 ZE que atende Itatiaia e parte de Resende e a 031 ZE, que reúne só eleitores de Resende. O levantamento aponta a influência criminosa em 850 zonas de conflito e os políticos que ganharam, em 2016, mais votos em sessões de 19 zonas eleitorais de sete cidades fluminenses.

O mapeamento foi encaminhado pelo Ministro Torquato Jardim para a Policia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que vão trabalhar em conjunto para inibir o controle dos votos nas áreas de atuação de milicianos e traficantes. “No Rio de Janeiro, o crime organizado está livre para eleger quem quiser. Já estão mapeados no TRE nas 850 zonas de conflito dentro das comunidades cariocas, quais são as seções eleitorais e quem ganha mais votos naquelas seções. Isto está documentado, é desafio para os serviços de segurança, para as eleições no ano que vem, no Brasil e no Rio de Janeiro em particular”, afirmou o ministro.

A infiltração do crime organizado na política não é nenhuma novidade no estado do Rio de Janeiro. Começou na Zona Oeste com os irmãos Natalino e Jerominho Guimarães – que chegaram a exercer mandatos de deputado e vereador – se espalhando por vários pontos, inclusive na Região dos Lagos, em cidades como São Pedro da Aldeia, Saquarema e Araruama, mas os maiores riscos, aponta o relatório do Ministério da Justiça, estão em 11 zonas eleitorais da capital fluminense, três em Niterói, duas em Resende e Itatiaia, uma São Gonçalo, uma Duque de Caxias e uma em São João de Meriti.

 

Arquivo relacionado:

Autoridades fecham cerco ao comércio de votos por milícias

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.