Alerj poderá votar lei proibindo cessão de policiais

Proposta é acabar com a lotação de agentes fora das instituições de segurança

Discutindo internamente no ambiente dos gabinetes da Assembleia Legislativa, um projeto de lei proibindo a cessão de policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros para quaisquer órgãos públicos diferentes dos postos de origem está ganhando força na Casa. Segundo um parlamentar revelou na noite de hoje ao elizeupires.com, a proposta já contaria com apoio de 57 dos 70 deputados, numero de assinaturas mais que suficiente para a aprovação.

“Não se trata de uma retaliação pelo fato de a Secretaria de Segurança ter determinado o retorno às origens de todos os policiais militares que estavam lotados na Alerj, mas sim uma preocupação com a segurança pública. Com isso o estado terá pelo menos dois mil agentes a mais para reforçar o policiamento nas ruas e, consequentemente, o combate à criminalidade”, disse o deputado.

Segundo dados da Secretaria de Segurança, o número de servidores das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Administração Penitenciária cedidos a órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Alerj, prefeituras e para várias secretarias é  3.113, sendo 2.044 policiais militares.

O interventor federal na segurança pública, general Walter Braga Netto, chegou a dizer que grande parte dos cedidos teria de voltar aos antigos postos, mas até agora só os policiais lotados na Assembleia Legislativa foram devolvidos.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.