PRP e PV polarizam disputa em Rio das Ostras

O ex-vereador Deucimar Talon tem cinco pontos à frente, o que não desanima o segundo colocado, Marcelino Borba, pois com a margem de erro análise aponta empate técnico

 

A semana deve começar quente em Rio das Ostras, com o clima político chegando a temperatura elevadíssima, ainda que chova muito. É que a última pesquisa eleitoral para prefeito na eleição suplementar marcada para o próximo domingo confere ao candidato do PRP, o ex-vereador Deucimar Talon (PRB), 32% das intenções de votos e 27% ao vereador Marcelino Borba, o Marcelino da Farmácia, que concorre pelo PV. Antes acirrada apenas na Justiça, a disputa endureceu também nos números, segundo a consulta feita pelo Instituto RM Mariath, que ouviu 598 pessoas entre os dias 9 e 10 deste mês. O resultado, considerando a margem de erro, aponta para um empate técnico, o que acirra ainda mais o quadro.

Na pesquisa, cujo resultado foi publicado ontem (17) pelo jornal O Dia, não foi incluído o nome do vereador Fábio Simões, porque o registro do candidato do PP foi feito com a consulta já concluída. De acordo com os números do RM Mariath, Flávio Poggian (PSD) tem 11% das intenções de voto, Gelson Apicelo (PDT) 5% e Winnie Freitas (Psol) 4%. O instituto revela ainda que 13% dos eleitores não souberam responder. Os votos brancos e nulos, se a eleição fosse hoje, chegariam a 8%.

Como 13% dos eleitores ouvidos na pesquisa não souberam responder em quem votariam, há ainda muita água para correr debaixo da ponte, mas o que deve preocupar mesmo os dois nomes que estão polarizados é o fantasma da abstenção, que em Teresópolis – cuja eleição ocorreu no último dia 3 – foi elevadíssima: 43.469 eleitores deixaram de comparecer às urnas, o equivalente a 34,53% do eleitorado local. Lá, a diferença entre o prefeito eleito Vinícius Claussen (PPS) e Luiz Ribeiro (MDB) foi de apenas 22 votos.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.