Câmara de Casimiro de Abreu ignora escândalo, operação do MP e engaveta CPI que apuraria denúncia de compra de votos na Casa

Em julho deste ano o município de Casimiro de Abreu foi sacudido com a revelação de um esquema de compra de votos na Câmara Municipal envolvendo o prefeito Paulo Dames e dois vereadores de sua base de sustentação, entre eles o então presidente da Casa, Rafael Jardim (foto). O escândalo veio à tona com a divulgação de áudios feitos pelo vereador Leilson Ribeiro da Silva, o Neném da Barbearia, que gravou conversas com Rafael, seu colega de bancada Bruno Miranda e um empresário que tem contratos com a Prefeitura. Nas conversas foi dito que Neném receberia R$ 100 mil para votar pela reprovação das contas do ex-prefeito Antonio Marcos Lemos, para que este ficasse inelegível. Passados três meses, com votos de cinco nos nove membros da Câmara, foi rejeitada esta semana a proposta de uma comissão de inquérito para apurar as denúncias. Votaram contra a CPI quatro suplentes em exercício de mandato – Carlos Eduardo do Couto Paschoal, Eduardo Costa Miranda, Thiago Magalhães Vieira, Victor Ferreira – e o vereador Alex Neves, genro do prefeito.

As gravações foram entregues ao Ministério Público no dia 13 de julho pelo vereador Neném da Barbearia, que só fez isto depois de uma operação policial na qual os áudios já tinham sido apreendidos na casa de um aliado de Antonio Marcos. A Promotoria ampliou as investigações e acabou descobrindo que o escândalo era muito maior: a tentativa de compra do voto de Neném realmente ele existiu, mas ele estaria agindo sob as ordens de Antonio Marcos, que pretenderia usar as gravações para obrigar os envolvidos a votarem em Neném para presidente da Casa.

Durante o inquérito foi decretada a prisão do ex-prefeito e de um aliado, Rodrigo Barros, que costuma fazer denúncias contra os desafetos de Antonio Marcos em sua página no Faceboock. O MP também conseguiu na Justiça o afastamento dos vereadores Rafael Jardim, Bruno Miranda, Ademilson Amaral da Silva, além do parlamentar autor das gravações.

Ao depor mo MP o autor das gravações disse ter ouvido a oferta de pagamento primeiro da boca do vereador Bruno Miranda e, depois, através do empresário Wender Veloso, o Careca do Gás, que confirmou a proposta, quantia que seria paga em um apartamento que o prefeito Paulo Dames mantém em Niterói. À Promotoria de Justiça Neném afirmou que Careca assegurou que falava em nome do prefeito Paulo Dames e que ele próprio o levaria até ao apartamento de Dames, para que o valor fosse pago em espécie.

O pedido de abertura da comissão de inquérito foi apresentado pelos vereadores Adriano Lima e Ramon Gidalte.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.